Mestrado em Educação
Património: uma escola para a cidadania

Conhecer a nossa identidade e base cultural, motivar e estimular os alunos, formar cidadãos mais interventivos, tudo propostas de um trabalho de mestrado apresentado na Universidade da Beira Interior (UBI).

Por João Simão


Um castelo pode servir para cativar um aluno e criar nele uma consciência mais activa e um melhor desempenho escolar. Uma ideia entre outras apresentada no passado sábado, dia 27, por Leopoldo Martins, no seu trabalho de mestrado intitulado: "A Educação Patrimonial no Ensino Básico".
Na sala 7.21 do polo IV da BI, Leopoldo Martins, docente na Escola EB 2,3 Afonso Paiva, de Castelo Branco, apresentou e defendeu o seu trabalho, que foi aprovado por unanimidade com a distinção de Muito Bom.
Nos 20 minutos estipulados foi exposto um estudo, com professores da área de Estudo do Meio e das disciplinas de História e Geografia de Portugal e de História, sobre o ensino do património nas escolas portuguesas e a importância do mesmo na formação pessoal e social dos alunos.
O objectivo do mestrado, para Leopoldo Martins, era "aprender mais e evoluir num tema interessante sobre a educação, e também porque é vantajoso em termos profissionais", confessa. A sua investigação para este mestrado irá continuar, mas, desta vez, dando mais importância à visão dos alunos, tal como foi sugerido pelo arguente, Manuel Gonçalves Barbosa, da Universidade do Minho.
Com este mestrado foi realizado um estudo junto dos professores do ensino básico que mostrou resultados e levou a conclusões que dão importância à educação patrimonial. O agora mestre defende que "o património é importante na educação porque ajuda os alunos a interessarem-se por aquilo que é a base da sua identidade, o que está na origem do aluno enquanto ser cultural, e por outro lado, poderá ser usado em termos de educação como factor de motivação e de melhor desempenho escolar" esclarece Leopoldo Martins.
Sobre o trabalho da UBI na preservação e restauração do património da cidade da Covilhã, Leopoldo Martins considera-o “fabuloso” e um exemplo para muitas instituições. Destaca o Museu dos Lanifícios e relembra a atribuição do galardão de melhor museu atribuído o ano passado.