Por João Simão



A redacção funciona com 6 jornalistas

O jornal Tribuna Desportiva fez 10 anos dia 29 de Março, mas foi na sexta feira, dia 2, que o Teatro-Cine encheu para prestar homenagem a um semanário "que muito tem feito pelo desporto."
O sarau de homenagem foi organizado pelas juntas de freguesia de São Martinho, Santa Maria e São Pedro, e contou ainda com o apoio da Câmara Municipal e com a colaboração das colectividades desportivas da cidade.
Foi com o coro da Universidade da Beira interior que começou o espectáculo. Seguiu- se uma pequena sessão protocolar, com os discursos do representante das três juntas organizadora, de Pedro Martins, o director da Tribuna Desportiva, e de Carlos Pinto, o presidente da Câmara da Covilhã.
Para além de participarem no espectáculo, as colectividades desportivas da Cidade subiram também ao palco para oferecerem lembranças ao director do jornal. O sarau cultural seguiu com a dança e ginástica dos mais pequenos, do grupo de ginástica do CCD dos Penedos Altos e do Refúgio. O CCD Oriental de São Martinho também participou com música, tal como o grupo de cantares A Lã e a Neve. Victor Fonseca, vestido de ardina, lembrou os velhos tempos e dedicou alguns fados a Pedro Martins, director do semanário.
O rancho folclórico de Santo António e a Desertuna, tuna académica da Universidade da Beira Interior, fecharam o espectáculo que já ia longo na noite.
No final, o sarau cultural agradou a todos. Para António Nunes de 46 anos, leitor habitual do Tribuna Desportiva, o sarau foi uma boa ideia, "porque, em primeiro lugar, é uma homenagem a um jornal que efectivamente merece, dado que é um jornal que está maravilhoso para a nossa zona, e, em segundo lugar, porque esteve tudo muito bem e foi uma noite animada", justifica.
A homenagem que partiu da iniciativa de três presidentes de junta foi abraçada pelo público, que encheu o Teatro-Cine. Para Victor Tomás, o porta voz dos três presidentes de junta, as mais de oitocentas pessoas presentes no sarau cultural "são o sinal que o jornal tem feito um bom trabalho pelo desporto e deve continuar em força".O Tribuna Desportiva é um jornal com muitos leitores e "porque o seu raio de leitura é transversal a toda a beira, é mais um elemento de interligação e de coesão social da grande comunidade humana geograficamente situada no interior de Portugal", defende.




10 anos a "dar" desporto à Beira Interior



Tribuna Desportiva, o jornal do desporto


A primeira edição do semanário saiu a 29 de Março de 1994. Desde essa altura, 10 anos passaram e o Tribuna Desportiva continua a ser um jornal regional desportivo vendido em todo o distrito de Castelo Branco, e numa faixa grande também do distrito da Guarda. Tem muita aceitação no norte e sul do distrito de Castelo Branco. "Será o único jornal do distrito de Castelo Branco que tem uma venda equilibrada em todo o distrito, porque os do norte vendem no norte e os do sul vendem no sul", explica Pedro Martins, director e fundador do jornal.
Com uma tiragem de 10 mil exemplares, as vendas rondam os 8 mil. É distribuído em todas as escolas do distrito de Castelo Branco e tem um público alvo entre os 15 e os 50 anos.
Na sessão protocolar do sarau de homenagem Pedro Martins adiantou que "o Tribuna Desportiva cresceu em termos de vendas cerca de 20 por cento no ano".
Com uma redacção de seis jornalistas, conta com cerca de 50 colaboradores que fazem com que o jornal saia há 10 anos para as bancas, com notícias de tudo o que é desporto no distrito.
Desta década de publicação Pedro Martins faz um balanço "positivo, mas muito difícil", o estar "no interior e ainda por cima tratando-se de um jornal temático, que fala só de desporto, o que torna as coisas mais difíceis. Com todos os problemas que o interior tem em tudo, viver aqui, sobreviver aqui é muito importante pelo que é de facto uma data que nos dá alento para que continuemos o percurso que temos tido e que é excelente", conclui.
A nível nacional, existem apenas três jornais desportivos regionais, um na Madeira, outro no distrito de Braga e o Tribuna Desportiva.