Por Daniel Sousa e Silva


A medida vai ser aplicada após alcançado o consenso com todos os serviços do CHCB

O CHCB vai adoptar um novo sistema de incentivos que abrange as 1200 pessoas que trabalham nas unidades hospitalares da Covilhã e Fundão. O programa de incentivos que já foi apresentado, em reunião geral, a todos os profissionais do CHCB vai ser negociado com cada um dos 23 serviços logo após a Páscoa. Premiar em função do reconhecimento do trabalho de cada um é um dos principais objectivos a atingir, sustentou Miguel Castelo Branco, presidente do conselho de administração do CHCB, aos jornalistas, na passada sexta feira, 2..
O médico assegura os objectivos para que o valor extra, que pode chegar aos 20 por cento, a receber pelos profissionais dos dois hospitais seja conseguido se “baseiam não só em objectivos quantitativos de produção, mas também qualitativos”.
vai ser “cuidadosamente controlado”. “Estabeleceu-se o tecto de 120 por cento dos rendimentos para que não haja tentações perniciosas com esta medida”.
Confrontado com a possibilidade de risco de altas precoces, para conseguir níveis superiores de produtividade, Miguel Castelo Branco argumenta que “existem muitas variáveis a ter em conta neste processo, mas um dos mecanismos de controlo que vai existir é a análise da reincidência de entradas após altas precoces”.
Médicos e enfermeiros receberão incentivos diferenciados pela sua prestação individual, enquanto que o restante pessoal dos hospitais vão receber um incentivo calculado por um factor de desempenho geral da unidade hospitalar.
O sistema de incentivos anunciado está já referido no Relatório de Actividades de 2003 dos Hospitais AS. No Relatório, explica-se como se vai processar a sua implementação, que passa por três fases essenciais. Primeiro, comunicação do modelo a todos os profissionais (já se passou no CHCB), segundo, pela formação de recursos dedicados em cada hospital, que serão os responsáveis pela implementação do modelo internamente e, terceiro, pela negociação com cada serviço e profissional (para funções de produção) dos objectivos a alcançar em 2004.