Gonçalo
"Soldados da Paz" já têm novo quartel

Era um sonho com 20 anos. Agora, é uma realidade. Os Bombeiros de Gonçalo inauguraram, no sábado, 27, o seu novo quartel. Porém, dizem necessitar de um carro de desencarceramento e um auto-tanque.

João Alves
NC / Urbi et Orbi


Quando vinha o Inverno e as primeiras chuvas, o edifício que albergava os "Soldados da Paz", em Gonçalo, era sempre notícia. E sempre pela negativa. As instalações eram pequenas, já nem davam para arrecadar as viaturas, que dormiam na rua, e o pior é que chovia lá dentro. Existia um terreno disponível, há 20 anos, para se construir uma nova infra-estrutura, mas a verdade é que, desde a realização do projecto até ao início da obra, havia sempre algo que emperrava o processo. No passado sábado, 27, o sonho de tantos anos tornou-se, por fim, realidade. Os Voluntários inauguraram o seu novo quartel, junto ao campo de futebol desta vila do distrito da Guarda, bem perto do concelho de Belmonte.
No dia em que festejou o seu 24º aniversário, a corporação recebeu uma prenda há muito esperada, depois de no ano passado ter lançado a primeira pedra das futuras instalações. Na altura, o arranque das obras foi visto pelo presidente da direcção, Joaquim Marujo, como "uma vitória e grande alegria". A nova casa está orçada em 570 mil euros, comparticipada em cerca de 10 por cento pelos Bombeiros de Gonçalo, ou seja, cerca de 60 mil euros. O edifício tem dois pisos, numa área de 150 metros quadrados. No rés-de-chão está situado o parque de viaturas, vários gabinetes e uma sala polivalente. O primeiro andar tem uma sala de aulas, vários gabinetes, camaratas e refeitório.

Jorge Sampaio envia mensagem

Esperava-se que, na cerimónia de sábado, estivesse presente o Presidente da República, Jorge Sampaio. Porém, por motivos de agenda, Sampaio não veio a Gonçalo, ele que, segundo os Bombeiros, teve papel "preponderante" para a realização da obra aquando da Presidência Aberta no distrito da Guarda, no ano passado. Mas Jorge Sampaio não deixou de se associar à festa e enviou uma mensagem escrita na qual felicitou os gonçalenses e desejou bom trabalho aos bombeiros.
Mas para que esse trabalho seja bom, o presidente da direccção dos Bombeiros fez questão de pedir mais material para a corporação. Segundo Joaquim Marujo, falta aos "Soldados da Paz" um carro desencarcerador e um auto-tanque, embora prometa que estas novas instalações sirvam de motivação aos bombeiros para que estes trabalhem com mais empenho.