Por Daniel Sousa e Silva


Os finalistas da UBI já podem se candidatar às bolsas PRODEP

As candidaturas a bolsas PRODEP, para estágios não remunerados a recém licenciados, começaram ontem, segunda feira, na UBI e estendem-se até ao final do mês. O processo estava previsto arrancar há três semanas, mas, na altura, a ministra da Ciência e Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho, decidiu suspender a atribuição de bolsas PRODEP, alegando que a decisão se devia a uma revisão intercalar do Ministério que determinou uma reformulação “ao nível do objectivos e conteúdos exigidos para que determinado estágio mereça financiamento de fundos comunitários”.
Mas no passado dia 26 de Março, Maria da Graça Carvalho voltou atrás na deliberação e “deu o dito por não dito” ao cancelar a suspensão da abertura do concurso a bolsas PRODEP.
No despacho que vincula a reabertura do concurso, a ministra considera os resultados da Acção 3.2 (Programa de Estágios ao Ensino Superior) serem “ainda pouco satisfatórios em matéria de promoção de um quadro de articulação estruturante e perdurável entre o ensino superior e o tecido de emprego”, contudo adianta que a meta de 21 380 estágios previstos inicialmente se encontra “praticamente alcançada”.
Como já havia sido noticiado na edição 216 do Urbi et Orbi, cerca de 100 finalistas da Universidade da Beira Interior ficariam afectados caso Maria da Graça Carvalho tivesse mantido a sua decisão inicial. Bioquímica, Química Industrial, Ciências da Comunicação seriam as licenciaturas mais atingidas, uma vez que é destas que surge o maior número de candidaturas ao programa financiado maioritariamente por verbas provenientes do Fundo Social Europeu e pelo Fundo de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Rogério Palmeiro, responsável no Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais (GESP) pelas candidaturas a bolsas PRODEP, encara a medida como “positiva”. Admite que a génese da sua nova opção tenham sido “pressões”, mas “mesmo assim, só pode ser vista com bons olhos, pois deixa mais opções aos finalistas”.