Aldeia fortaleza




Penha Garcia













A aldeia impressiona pela majestade da sua posição, no cimo das cristas quartzíticas da Serra da Penha. Antiga fortaleza, foi "couto de homiziados" até aos finais do século XVIII.
Das glórias passadas ainda se encontram o Castelo, a igreja matriz (, o Pelourinho e as peças de canhão abandonadas desde o tempo das invasões francesas.
Por ruas estreitas e becos, por pequenos pátios e escadinhas e por entre casas de pedra pode subir-se ao Castelo de onde se avista o deslumbrante vale encaixado do rio Pônsul, com o seu famoso conjunto de antigos moinhos. Ambiente de grande exotismo, onde a Natureza caprichou, pondo a descoberto interessantes estruturas geomorfológicas e exemplares raros de fósseis – as bilobites. Lembre-as que ainda não vão longe os tempos em que se podiam observar os garimpeiros a procurar pepitas de ouro nas areias do rio.
É uma das localidades onde antigos costumes continuam muito vivos. Para além de teares, existe um antigo forno comunitário para pão e, mediante encomenda, pode saborear-se um cabrito no forno ou um prato de grelos com enchidos caseiros. Periodicamente, organizações locais realizam uma semana etnográfica.