Carlos Pinto anunciou as actividades do concelho para o próximo Verão
Feiras na Covilhã
Ao gosto do freguês

Um pacote de novidades onde se destacam as feiras e as exposições foi apresentado pela autarquia. Neste calendário de actividades de Verão, a Câmara da Covilhã avança com iniciativas a realizar na Praça do Município, no Teatro-Cine e no complexo desportivo.


Por Eduardo Alves


Depois de "demorado trabalho de organização", segundo Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, o plano de actividades daquele organismo contempla todos os escalões etários e opções de lazer dos munícipes. Desde as feiras, com destaque para a das "freguesias do concelho da Covilhã" e do "Tecido Cidade da Covilhã", passando pela música, com a vinda de diversos grupos, caso dos "Septeto Habanero", até ao desporto, onde estão agendadas várias actividades, há de tudo um pouco neste projecto. Iniciado no passado dia 7 de Abril, com a Feira do Livro ao Quilo, o calendário de actividades estende-se até 18 de Setembro, data da realização da feira "O Rural e O Tradicional".

Novas formas de comércio

As muitas actividades que dão corpo "ao mais alargado programa cultural de Verão, de sempre", segundo o autarca social-democrata, estão programadas para três zonas centrais da cidade. O pelourinho, o complexo desportivo, e ainda a zona envolvente ao Jardim do Lago. Pinto sublinha o "aproveitamento destas estruturas para a dinamização da vida cultural e do comércio tradicional da cidade". Numa época de férias e num período em que a maior parte dos serviços "têm menos movimento", a autarquia covilhanense prevê atrair muitos munícipes para as suas actividades. Principalmente jovens e idosos "que podem trocar experiências e saberes", avança Maria do Rosário Rocha, vereadora da cultura e uma das autoras deste calendário de actividades. A fazer prova deste mesmo objectivo estão as aulas de xadrez. Campeonatos e lições do mais conhecido jogo de estratégia estão programadas para as arcadas da câmara. No entender dos responsáveis, todas as ofertas do programa estão pensadas para a população do concelho.