Desde o início de Março
Subida de preços no silo do Sporting.

O pagamento de meia-hora foi eliminado da tabela e paga-se agora mais 10 cêntimos por hora. Mas a administração diz que o espaço foi alvo de melhoramentos e dispõe de mais condições. Os utilizadores esperam que o monopólio da Parq C não se venha a tarduzir em mais aumentos.

Ana Ribeiro Rodrigues
NC / Urbi et Orbi


Desde o dia 1 de Março, altura em que o silo-auto do Sporting da Covilhã passou a ser gerido pela Parc C, concessionária do silo do Pelourinho, que os preços aumentaram para uniformizar as tarifas entre os dois parques, que agora pertencem à mesma empresa.
O valor da avença mensal aumentou de 50 para 61 euros e o pagamento de meia em meia hora, a 35 cêntimos, foi abolido. Neste momento a contagem do tempo de parqueamento é feito unicamente à hora e teve um acréscimo de 10 cêntimos por cada. No entanto, Paulo Ramos, administrador do espaço, sublinha que as pessoas devem ter em conta que foram introduzidas melhorias e passaram a ser dadas mais garantias de segurança.
O gerente diz que nos próximos dias o silo do Sporting já deve ter as mesmas condições que o parque de cima. As paredes foram pintadas, "já está mais clarinho", as máquinas foram substituídas e ainda esta semana devem ser instaladas 11 cameras de vigilância. Oito igualmente repartidas pelos dois pisos superiores e três no piso menos dois. "Aqui os carros estão seguros e, se lhe acontecer alguma coisa, podemos ir ver o que se passou e entregar o vídeo das cameras de segurança à Polícia. Isso é uma das coisas a que só damos verdadeiro valor quando acontece ao nosso carro", salienta.
Paulo Ramos acrescenta que o novo parque, que vem acrescentar 170 lugares aos 374 estacionamentos subterrâneos explorados pela ParcC, vai ter também dois lugares para deficientes, que até agora não tinham. "Ficam logo à entrada para ter logo acesso à rua, sem grandes manobras", frisa. Para além desta alteração, da aparência e da segurança o administrador diz que também o atendimento é agora melhor. Os funcionários mantêm-se, "mas tiveram e ainda continuam em formação" e agora rodam pelos dois parques.
Apesar de o espaço já estar há mais de um mês sobre a sua gestão Paulo Ramos entende que ainda não é possível fazer um balanço rigoroso, "porque as novas máquinas só estão a funcionar desde dia 18", mas adianta que o movimento se tem mantido.

Clientes preferiam que houvesse concorrência

Os clientes é que não notam grandes alterações, para além do preço e da mudança do tarifário, e temem que a posição de monopólio em que a ParcC se encontra a leve a aumentar ainda mais os preços.
"A única coisa que fizeram foi trocar as máquinas e pintar as paredes, o chão está ainda igual", diz Pedro Santos, que utiliza o silo "praticamente desde que abriu". Maciel Monteiro, à primeira vista, também não nota diferenças significativas, embora sublinhe que "o serviço deixou de ser mais pessoal e passou a ser mais automatizado". Este utilizador diário do parque lamenta é a eliminação do pagamento à meia-hora, útil sobretudo para quem fica ali pouco tempo estacionado. "Agora, mesmo que fique cá só alguns minutos o preço mantém-se nos 60 cêntimos". Miguel Reis também se queixa da mesma situação. "Uma pessoa está aqui 10 minutos e é logo 60 cêntimos. Para mim é demais, claro, mas sempre está guardado", refere.
O receio é que o monopólio se traduza em novos aumentos. "O mercado é sempre assim. Quem tem o domínio completo faz o que quer", salienta Jaime Proença. No entanto, Pedro Santos, acredita que "pelo menos para já não vão aumentar mais, uma vez que o fizeram agora aqui".
Segundo Maciel Monteiro "talvez fosse preferível" o Sporting continuar com a gestão do parque de estacionamento. "Por causa da mística de ser o silo do Sporting e também para que o outro tivesse concorrência". Uma ideia também defendida por Miguel Reis. "Eu preferia que continuasse a ser explorado pelo Sporting, sempre se ajudava o clube da terra. Mas eles é que sabem e , tirando o preço, não tenho nada a reclamar".

 


Os visitantes tiveram uma oportunidade de conhecer o ambiente