Por Joana Silva


As crianças encantaram o público presente, em especial os pais

O Orfeão da Covilhã apresentou, no passado dia 7, o culminar do IV Curso de Sensibilização aos Instrumentos Musicais, num concerto de encerramento que deixou os pais babados com os petizes musicais.
A actividade de cursos de sensibilização das crianças vem sendo feita desde o ano passado, durante os períodos não lectivos, e visa, segundo João Lourenço, o coodernador do concerto, “descobrir quais as crianças com disposições especiais para a música e para determinado instrumento musical”.
O Conservatório Regional da Covilhã, em colaboração com a Câmara Municipal, tem uma iniciativa nas escolas do primeiro ciclo do concelho da Covilhã designada “A Criança e a Música”. Uma vez que os professores do primeiro ciclo raramente têm preparação musical, o conservatório dispõe de professores para as escolas. Mas isso não é tudo. Outra das tarefas é a descoberta de crianças com inclinação e talento naturais para a música, e tentar depois encaminhá-las. Para isso, as crianças são convidadas a inscreverem-se e a experimentarem vários instrumentos musicais.
Assim, vão sendo realizados os cursos de sensibilização cujo desfecho é levado a cabo em colaboração com o Orfeão da Covilhã nos concertos finais de apresentação do trabalho realizado por miúdos e graúdos. O objectivo do concerto de encerramento é “as crianças aprenderem a trabalhar em conjunto e não serem individualistas”, salienta o coordenador. Afonso Mesquita, da comissão administrativa do orfeão, avalia o projecto “A Criança e a Música” e os cursos de sensibilização como sendo “úteis” na medida que dão “uma perspectiva cultural que mais tarde irá influenciar positivamente o jovem”, apontando para a motivação das crianças e o empenho dos professores.