Céu Lourenço
NC / Urbi et Orbi


O alegado abuso de Águas do Centro origina troca de acusações

O vereador do PSD em exercício na Câmara Municipal de Castelo Branco, Manuel Candeias, denuncia a proposta do presidente da autarquia, na última sessão de Câmara, de um voto de repúdio à empresa Águas do Centro SA, por esta, "abusivamente ter
resolvido ligar o sistema de abastecimento de água ao concelho de Vila Velha de Ródão".O vereador social-democrata, lembra que "ainda antes da votação,e porque desconhecia por completo o que se estava a passar àquele propósito, perguntei ao presidente da Câmara mais pormenores sobre este assunto, nomeadamente se haveria ou não alguma população prejudicada com as decisões assumidas na sequência deste desentendimento". Segundo Manuel Candeias, o mesmo referiu que "esta proposta só aparece pelo facto daquela empresa ter procedido, sem a competente autorização, à ligação de um sistema de abastecimento de água do concelho de V.V.Ródão a uma conduta propriedade deste município".
Se esta resposta foi bem compreendida pelo vereador, pois tal "serviria para demonstrar a apreensão, a indignação e o descontentamento deste executivo perante o que parecia evidente abuso da empresa Águas do Centro SA.", por outro lado, diz-se surpreendido. "Qual não é o meu espanto, quando, logo a seguir, e pelas mesmas fontes de informação, e de uma cópia do fax assinado pelo administrador dos SMAS, Luís Correia, datado de 16 de Março último, que aquela empresa me remeteu", vê que há "uma omissão" daquilo que considera mais importante: "Que o corte que tinham mandado executar provocou que uma população com centenas de habitantes ficasse privada de um serviço de água de qualidade e em quantidade, e por via disso, continuam agora a usufruir dum serviço de água sem quantidade e que em termos de qualidade muito deixa a desejar", acrescentando que "não me foi dito também que já tinha sido informada a empresa Águas do Centro SA, através de um fax que dava conta de que iriam proceder à colocação de um contador por forma a viabilizar o fornecimento, de água à população de Cebolais de Baixo na mesma forma que é feito para outras povoações abastecidas".

"Sinto-me envergonhado"

Bastante desagradado com a situação, Manuel Candeias salienta que "sinto-me envergonhado de alguém, da Câmara de que eu também faço parte, que tem por obrigação transmitir o sentimento dos albicastrenses, tenha tido a pouca lucidez de mandar cortar o mais importante dos bens de consumo que é a água".
Recordando os tempos em que a população da cidade sofreu na pele os anos com água em pouca quantidade e de má qualidade, relembra que "valeu a então gestão social democrata, para executar, essa sim, uma obra estruturante, sem fachada, mas que resolveu, um grande problema da cidade e do concelho".
Relativamente às populações afectadas com a situação, o vereador laranja questiona: "Que tem aquela gente a ver com a eventual irresponsabilidade de uma empresa que faz uma ligação sem autorização, ou que culpa têm estas pessoas da falta de capacidade de diálogo do presidente ou dos serviços que desta Câmara Municipal dependem, que eu desconheço existirem, com a já referida firma a cujo conselho de administração também pertence?".
Manuel Candeias lamentando a demora na resolução de uma situação que está a afectar as populações atingidas, apela ao presidente da edilidade. "Parece-me tempo a mais para quem, com tanto trunfo, ainda não conseguiu um acordo que defenda os nossos interesses sem prejudicar os outros". E acrescenta que não me revejo nesta
forma de proceder ".


"Devia defender os interesses do concelho"

Na sequência da conferência de imprensa do vereador Manuel Candeias, o
administrador dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco, Luís Correia, numa nota enviada à imprensa vem reafirmar que "a atitude da empresa Águas do Centro tem sido abusiva para com os Serviços Municipalizados e a Câmara Municipal de Castelo Branco, sendo a ligação da conduta de Perais à nossa conduta, sem qualquer autorização, uma aitude grave, entre outras, que levou à nossa tomada de posição".
O responsável pelos SMAS lamenta que "o vereador manuel Candeias venha agora em defesa pública da empresa Águas do Centro, quando por obrigação deveria defender os interesses do concelho pelo qual foi eleito. Soube solicitar informações aquela empresa, mas não pediu um único esclarecimento à Câmara, nem aos Serviços Municipalizados". Por outro lado, lembra que "o vereador acusa a Câmara de sonegar informação que nunca solicitou e inexplicavelmente vem defender os interesses privados contra os interesses públicos, sem falar toda a verdade", pelo que "lamentamos a politização desta questão pelo vereador e administrador delegado da empresa Águas do Centro, o que não ajuda em nada, a resolução das negociações".
Mostrando-se bastante pesaroso, Luís Correia salienta que "não pactuaremos mais com qualquer tipo de pressão, até porque a empresa Águas do Centro sabe que já não autorizamos qualquer ligação ou interferência no nosso património, até ao acordo final".