Aldeia dentro da cidade




Freixinho
















Situada na margem direita do rio Távora, no centro-oeste do município, fica a sete quilómetros de Sernancelhe.
Freixinho é povoação muito antiga, pois já existia quando D. Sancha Vermuiz deu carta de foral a Fonte Arcada, em 1193. Foi um curato anual de apresentação do reitor de Fonte Arcada, a cujo município pertenceu até à sua extinção, em 24 de Outubro de 1855.
Este agradável núcleo urbano, apresenta em sua paisagem vinhas, pomar e oliveiras que são quase tocadas pelo rio.
O Recolhimento de Nossa Senhora do Carmo destinava-se a educação de moças, foi fundado no final do século XVII (1704) por João de Gouveia Couto, sendo que ali foi sepultado. Após 1910 em mão de particulares, abandonado ficou em ruínas. De sua memória consta um conto de Abel Botelho (Mulheres da Beira), e nos textos de Aquilino Ribeiro quando lembra a doce Tia Custódia(Cinco Réis de Gente).A Igreja Matriz de S. Miguel Arcanjo de Freixinho é uma pesada construção do século XVI, com talha do renascimento no altar-mor. Numa capela tem um túmulo com os ossos do fundador, Pedro Gonçalves, da antiga família Amados, morto em 1547. Há ainda outras sepulturas que não se sabe a quem pertencem.
Gozam de grande fama as Cavacas de Freixinho em doce delicioso, que se faziam desde remotos tempos para servir fidalgos e doutores e que constituíam uma especialidade das freiras do recolhimento, assim como o Folar de Páscoa.