Por Celina Martins


Os “Já b’UBI & Tokuskopus” festejaram o seu 15º aniversário

O Teatro-Cine da Covilhã foi o local escolhido pela tuna “Já b’UBI & Tokuskopus” para realizar um festival de tunas, inserido nas comemorações do XV «centenário» da tuna, e centenário, porque, segundo as tunas, um ano de vida equivale a cem anos para o fígado. O festival trouxe ao palco várias tunas oriundas de diversas academias do País.
O grupo de bombos do Paúl, os “Zabumbas do Paúl”, abriu o espectáculo, dando à noite um encanto original. A seguir, e como tuna convidada, subiu ao palco a Desertuna. Esta tuna nasceu a 20 de Novembro de 2002, e apesar dos seus poucos anos de vida, deu mostras do seu valor e animou a plateia.
Foi então altura de subirem ao palco tunas que entravam no concurso. A primeira foi a Tuna Académica da Escola Superior Agrária de Beja. Dando provas do seu nome, Semper Tesus, que significa sempre dispostos, esta tuna começou a sua actuação com uma modinha alentejana. Arrecadou no fim da noite três prémios: o de Melhor instrumental, Melhor “Passacalles” e de Segunda Melhor Tuna.
Segui-se a TAFUL, A Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa. Constítuida em 1995, interpretou vários temas, um dos quais a música “Cheira bem, cheira a Lisboa”. Depois desta orquestra académica, foi a altura da Tuna Templária, do Instituto Politécnico de Tomar. A tuna surgiu em 2000, e foi resultado do trabalho de alguns membros que constituíam um grupo de serenatas, “Os Rosas Negros”. Foi a grande vencedora da noite, e ganhou quatro dos nove prémios: Melhor Tuna, Melhor Pandeireta, Melhor Porta-Estandarte e o de Melhor Solista.
As Moçoilas foram outra tuna convidada pela Já b’UBI & Tokuskopus. Para fazer um intervalo no concurso, a tuna feminina da UBI, a mais antiga do País, pisou o palco do Teatro-Cine com toda a energia e boa disposição que lhe é já conhecida.
Foi depois a hora da TASCA, Tuna Académica de Setúbal Cidade Amada, uma das mais recentes tunas de Setúbal, fundada a 17 de Março de 2003, e que representa a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico local. Esta, levou consigo os prémios de Terceira Melhor Tuna e de Tuna mais tuna.
Ainda a concurso estava a ESTuna, Tuna Académica Masculina da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, e que nasceu a partir de uma tuna que era mista.
Antes de saber os resultados do festival, e como não podia deixar de ser, a tuna organizadora do evento subiu ao palco com toda a irreverência e ritmo que lhe são próprios. Para a tuna esta noite “correu muito bem, apesar do cansaço e de tudo aquilo que implica organizar um festival destes”, mencionou Homero Correia. Acrescentou ainda que o eventou “superou as expectativas”.
A orquestra académica Já b’UBI & Tokuskopus festejou o seu aniversário, dando a todos os presentes no auditório “uma grande alegria”, comentou Margarida Alves, estando por isso “duas vezes de parabéns”, segundo Ana Castro, outra participante do evento.