Cartaz colocado no chão frente à AAUBI, no Pólo I, da UBI
Estudantes lembram Abril de 1974
AAUBI comemora 30 anos da “revolução dos cravos”

Exposições, debates, exibição de filmes e a transmissão radiofónica de uma peça teatral preenchem o programa de comemorações do 25 de Abril da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).


Por Daniel Sousa e Silva


[ver programa completo]

Os dirigentes estudantis da Universidade da Beira Interior comemoram mais um aniversário da revolução que fez mudar o regime político no País com a iniciativa “Os 30 do 25”. As festividades arrancam hoje, terça feira, e terminam no próxima dia 29.
A inauguração da exposição “O Lápis Azul – A Censura no Estado Novo”, do Museu da Imprensa do Porto, na Casa dos Ministros, da Câmara da Covilhã, e do “Posto de Escuta”, no Pólo I da UBI, em conjunto com o início do ciclo de debate “Um no Cravo outro na Ferradura”, são os primeiros passos das comemorações. A “Revolução em Pintura”, pequenos quadros com ilustrações da revolução, foram espalhados pelos bares da instituição.
Destaque para a presença do tenente-coronel Manuel Dias Lopes, com o tema “30 anos depois – 25 de Abril de 1974 a 25 de Abril de 2004”, hoje às 21h, na sede da AAUBI.
Na quinta feira, Fernando Paulouro, director do Jornal do Fundão, vem falar sobre “Os princípios do “News Speak” - Propaganda ou Informação no Estado de Direito?”.
A AAUBI pretende que os debates preparados decorram de forma diferente da habitual, “Quer-se algo do género de uma aula, em que se muda apenas o conteúdo do que é leccionado”. Os estudantes não querem entrar em saudosismo, preferem classificar os debates de “misto de retrospectiva e visão para o futuro”.
”Bananas”, de Woody Allen, e “O Bom Povo Português”, de Rui Simões são os filmes que vão ser exibidos na Cinubiteca da UBI.
Durante todos os dias da iniciativa vai ser possível assistir a cerca de 45 minutos de imagens de época, do período anterior e posterior à revolução, através do círculo interno de televisão da UBI.
Ainda sem dia marcado, está prevista a transmissão da peça teatral radiofónica “Maioria Silenciosa”, na Rádio Jornal do Fundão.