Por Daniel Sousa e Silva


Os jovens podem vão poder contactar directaemente com entidades empregadoras

A 2ª Feira de Emprego da Beira Interior decorre na primeira semana de Maio, no Pólo das Engenharias da UBI. Rui Reis, da organização, explica que a FEBI é “uma junção de stands com representação de empresas. Essas empresas vão receber currículos e recrutar pessoas para as ofertas que já possuem em bases de dados. Esta 2ª edição é o seguimento do que foi feito no ano passado”.
A inexistência de feiras semelhantes na Região leva à organização do certame. “As restantes realizam-se, habitualmente, no litoral, em cidades como Lisboa, Porto, Coimbra ou Faro”, sublinham os organizadores.
As empresas presentes vão de “comerciais” (que recrutam directamente pessoas para os seus quadros), a empresa de recrutamento de trabalho temporário, totalizando cerca de 20 empresas, um número superior em relação ao ano passado.
O candidato tem a oportunidade de entregar o seu currículo e de falar com alguém da empresa. “Traz também vantagens às empresas”, refere Rui Reis, porque “ficam com uma base de dados de interessados em trabalhar para eles, que podem vir a utilizar já ou no futuro”.
“O objectivo da UBI, como qualquer outra universidade, é formar profissionais”, disse Luís Franco, presidente da AAUBI, considerando que a FEBI visa “aproximar os jovens licenciados dos empregadores” tentando contribuir para reduzir o desemprego na Beira Interior.
A divulgação será feita directamente junto dos departamentos da UBI, “para que os docentes motivem os alunos a se dirigirem à FEBI”, esclarece Rui Reis.
O certame é organizada em parceria com os institutos politécnicos da Guarda e Castelo Branco, que vão assegurar a divulgação do evento junto dos seus alunos. “Para além dos alunos, a feira está aberta a toda a comunidade”, esclarece Rui Reis sublinhando que está planeada alguma animação. “Ainda são pontos a ultimar, mas deve ter pequenos espectáculos de teatro e música”, afirmou aquele responsável A organização vai distribuir pelos visitantes um cd interactivo e um caderno com informações sobre tudo o que rodeia o evento organizado em parceria pela Reitoria da UBI, instituto politécnicos da Guarda e Castelo Branco, as quatro juntas de freguesia da Covilhã, Governo Civil de Castelo Branco e Secretaria de Estado da Juventude.