O congresso decorre nas instalações da UBI
CCCC 2004 começa amanhã
Número de inscrições supera todas as expectativas

Mais de 800 inscrições de participação no congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação foram entregues à organização do evento. O congresso termina no próximo sábado.


Por Daniel Sousa e Silva


As Ciências da Comunicação vão estar em discussão na terceira edição do congresso da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação – que se inicia amanhã, quarta feira, e se prolonga até ao próximo sábado, 24.
O congresso do SOPCOM, nesta edição designado de CCCC 2004 (Ciências da Comunicação em Congresso na Covilhã) é composto por dois congressos: o VI Lusocom, que tem lugar nos dias 21 e 22 de Abril, e o II Ibérico.
O objectivo do congresso é, nas palavras de António Fidalgo, presidente da Comissão Executiva, “reunir a comunidade académica e científica nacional”. “As Ciências da Comunicação (CC) encontram-se em franca expansão, e reuniões deste tipo são essenciais à caracterização e solidificação da comunidade científica”, argumenta, reiterando que se criou “a oportunidade de conhecer os colegas de outras universidades, pessoas que trabalham na mesma área ou em áreas afins, de tornar pública a investigação feita, e de estabelecer contactos para parcerias futuras”.
Foram entregues 491 inscrições de participação no Lusocom – Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação, e 383 no Ibérico – Congresso Ibérico de Ciências da Comunicação, o que totaliza 808 pessoas inscritas para assistir aos dois congressos.
É o primeiro ano em que se realizam os três congressos em simultâneo. A decisão partiu da direcção da Sopcom. António Fidalgo garante que a UBI tem condições para acolher o evento, assegurando que “a instituição tem no Labcom, no Departamento de Comunicação e Artes, e na Faculdade de Artes e Letras, uma capacidade de organização nesta área científica a bem dizer única em Portugal”.

“UBI destaca-se a nível nacional”

No entender do presidente da Comissão Executiva do CCCC 2004, “as CC são hoje uma área científica em que a UBI se demarca no contexto académico no País, por isso os congressos reforçam esse lugar de ponta e tornam-no claro a todos os que porventura ainda não se aperceberam da centralidade da UBI no panorama das Ciências da Comunicação, não só em Portugal, mas em todo o mundo lusófono e no espaço ibérico”.
A abertura solene do Sopcom e do Lusocom, a cargo de António Fidalgo, conta com a presença do ministro da Presidência, Morais Sarmento. De seguida, decorre a sessão plenária subordinada ao tema “Comunicação e Identidades”, com personalidades conhecidas como Augusto Santos Silva e Moisés Martins.
O Ibérico terá início na sexta feira. Feliciano Barreiras Duarte, secretário de Estado Adjunto do Ministro da Presidência, vai estar presente na abertura. ”Cultura e Cidadania” é o mote da sessão plenária desse dia. Figuras como José Pacheco Pereira ou José Bragança de Miranda são exemplos de oradores presentes.
Durante os quatro dias do congresso vai-se assistir a cerca de 200 comunicações subordinadas a 16 áreas temáticas. Ambos os congressos terão as mesmas mesas temáticas, mas cada comunicação apenas se pôde candidatar a uma mesa e congresso específicos.

[ver notícia anterior]

Para mais informações consultar página oficial do CCCC2004:
http://www.cccc2004.ubi.pt