Por Marta Nogueira


Os artesão provêm de todo o País

A X Feira Nacional de Artesanato foi inaugurada no passado dia 23 de Abril e está a decorrer na Praça do Município até ao próximo dia 2 de Maio.
Organizado pela Câmara Municipal da Covilhã, o projecto surgiu para preservar o artesanato nacional, visto que "há alguns anos os artesãos passaram por períodos difíceis", como explica Luís Barreiros, vereador da autarquia.
Dos 160 artesãos que se inscreveram foram seleccionados 53. O certame conta com algum do melhor artesanato que se faz a nível nacional: brinquedos tradicionais, arte aplicada, gastronomia, vitrofusão, tecelagem, bordados, bijuteria, cerâmica, cestaria e olaria.
O artesanato regional está fortemente representado pela tecelagem e tapeçaria de Unhais da Serra, Celorico da Beira, Mangualde, Teixoso, e Alcains.
Os artesãos vieram de norte a sul de Portugal: Sta Maria da Feira, Guimarães, Aveiro, Figueira da Foz, Vila Nova de Famalicão, St André, Cartaxo, Oeiras e Barreiro são alguns exemplos.
Também a Região Autónoma da Madeira está representada pela primeira vez nesta edição. Eugénio Silva é o responsável por este expositor duplo e confessa estar muito satisfeito não só com o ritmo das vendas, mas também com a simpatia da população covilhanense.
O evento tem também superado todas as expectativas. Luís Barreiros conta que alguns artesãos tiveram mesmo que ir buscar mais material.
Aberta das 10 horas à meia noite, a X Feira Nacional de Artesanato da Covilhã é um importante evento cultural que já contou com mais de 115 mil visitantes.