Maria Odete Carreiro junto aos seus quadros
Exposição de pintura na Academia Sénior
O retomar da arte

Maria Odete Carreiro, que não se considera pintora nem artista, começou a pintar aos 14 anos, passando por um longo período sem tocar em telas ou pincéis. Quase aos 70 voltou à arte, altura em que aprendeu a pintar em acrílico e relembrou tudo o que tinha aprendido na sua adolescência.


Por Ana Mesquita Morais


Está patente, na Academia Sénior da Covilhã, uma exposição de pintura de Maria Odete Carreiro. A pintora, que afirma não ser artista mas sim uma curiosa, não faz os quadros para vender, mas simplesmente porque gosta e lhe dá prazer.
Maria Odete Carreiro, de 71 anos, começou a pintar nos seus tempos de colégio quando tinha apenas 14 anos, altura em que lhe diziam "que tinha muita habilidade para esta arte".
Parte das obras da exposição, pinturas a óleo e desenhos a carvão, foram pintadas entre 1947 e 1954, ano em que deixou a actividade.
Foi depois de entrar para a Academia Sénior, há 4 anos atrás, que Maria Odete Carreiro retomou o gosto e a prática de desenhar e pintar, iniciando-se também, na pintura em acrílico.
Maria Odete Carreiro, que começou "por pintar paisagens ainda nos tempos de colégio", afirma não ser uma pintora, mas “uma pessoa com um bocadinho de habilidade".
"Eu nunca tive modelos ao natural", lamenta a artista que sempre se habituou "a reproduzir imagens de estampas, quadros ou fotografias".
A exposição, que prova que nunca é tarde para retomar um sonho ou uma arte, pode ser visitada até ao final de Abril.