Por Ana Mesquita Morais


Os mais bonitos trajes do CCD Leões da Floresta estão disponíveis ao público

Está patente, no Edifício de Arte e Cultura, a Exposição dos Trajes das Marchas Populares da Covilhã. A organização desta exposição pertence ao Centro de Cultura e Desporto Leões da Floresta.
Este clube, que está filiado no Inatel desde 1954, decidiu fazer um programa vasto de eventos para comemorar o seu cinquentenário.
António Alberto, presidente da direcção do clube há 4 anos, esclarece que "surgiu a ideia de fazer esta exposição, porque a colectividade já participa nas marchas desde 1993 e já recebeu os melhores palmarés de marchas populares".
O CCD Leões da Floresta já arrecadou vários primeiros lugares nas marchas. No escalão adulto ganharam quatro prémios e receberem um outro primeiro lugar no passado no escalão júnior.
A colectividade também já ganhou três vezes o prémio do Traje e, "como são trajes tão bonitos e bem confeccionados, era uma pena estarem estes anos todos arrecadados sem serem mostrados, por isso decidiu-se fazer a exposição", confessa António Alberto.
As marchas centram-se sempre num tema e, a partir do mesmo, nasce o arco, a dança e o traje. Este é último é confeccionado há largos anos por duas costureiras sócias do clube.
Os fatos em exposição, com tecidos e ornamentos muito variados, já foram vestidos por diversas faixas etárias, desde os 10 aos 70 anos.
A última vez que o CCD Leões da Floresta ganhou as marchas populares foi com o tema "Pêro da Covilhã", arrecadando também o primeiro lugar em 1999, com o tema "A Covilhã e os Hermínios", e em 1998 com o tema "Namoro à Antiga".
De todos os tamanhos, cores e feitios, os trajes mais emblemáticos das marchas populares da Covilhã podem ser vistos 30 de Abril.