Por Teresa Batista


Marieta Mesquita trouxe uma perspectiva nacional da arquitectura

A história da arquitectura portuguesa foi o tema da conferência de arquitectura realizada, ontem, segunda feira na UBI. Questionada sobre a arquitectura da Covilhã, Marieta Mesquita afirma que “é uma arquitectura com alguma dignidade. Nesta cidade existe o contraste entre edifícios com fortes cargas históricas, que mantém os elementos tradicionais da região, e a modernidade, que é marcada por edifícios discretos e funcionais”, acrescenta.
A arquitectura portuguesa tem uma história dinâmica que salienta a sua dignidade e o seu sentido. Para a arquitecta, Portugal tem uma arquitectura que “é fruto da nossa história nacional, sem copiar os modelos estrangeiros, temos uma arquitectura que nos caracteriza”. A docente da Universidade Técnica de Lisboa salienta ainda a importância de dar a conhecer “primeiro a arquitectura nacional e só depois a arquitectura estrangeira”. “Quem conhece a arquitectura do nosso país conhece Portugal na totalidade”, reitera.
Os erros arquitectónicos são uma realidade do nosso País. No entanto a arquitecta refere que essas falhas “não são da responsabilidade dos arquitectos, mas do conjunto de intervenientes no projecto. Há determinadas áreas que fazem parte da obra que estão ao cuidado de outros profissionais e assim os arquitectos e os engenheiros não coordenam essa parte do projecto”, explica.
Olhar os modelos arquitectónicos do passado é uma forma de mostrar aos futuros arquitectos diferentes formas de desenho e de sistemas de construção que podem servir de modelo para projectos futuros.
A arquitectura tem um papel cada vez maior importante na nossa sociedade. “ As pessoas procuram cada vez mais o bem-estar dentro do espaço íntimo, mas também dentro dos espaços públicos, por isso a arquitectura tem um papel de criar harmonia entre o espaço e a sociedade”, adiciona Marieta Mesquita.
A exposição de temas relacionados com a arquitectura tem em vista a preparação dos futuros arquitectos da UBI para a realidade arquitectónica da nossa sociedade e ao mesmo tempo proporcionaro contacto com a evolução desta área.