O ministro gostou do projecto da nova esquadra da PSP
Novas infra-estruturas de segurança para a região anunciadas
Ministro da Administração Interna traz semi-novidades

Figueiredo Lopes assinou despachos para a abertura do concurso público para construção das novas instalações da PSP da Covilhã e para criação do posto da GNR na Serra da Estrela.


Por Daniel Sousa e Silva


O ministro da Administração Interna, António Figueiredo Lopes, visitou a Covilhã na passada quarta feira, 28. O responsável político veio oficializar in loco a abertura do concurso público para construção das novas instalações da PSP, junto à Biblioteca Municipal, e a criação do posto da GNR das Penhas da Saúde, na Serra da Estrela.
O novo edifício vai permitir criar uma secção da PSP na Covilhã que, em termos operacionais, será hierarquicamente superior à actual esquadra, aumentando o total de efectivos. O número de agentes está dependente do estudo em curso sobre a redefinição das áreas de intervenção da PSP e GNR, que deverá resultar, no último trimestre deste ano, num novo mapa sobre as zonas em que intervém a PSP e em quais intervém a GNR.
“A nova esquadra é uma necessidade. Há perspectiva de alargar muito brevemente a área de jurisdição da polícia, porque esta cidade cresceu e tem de ter correspondência em termos de segurança”, aponta Figueiredo Lopes.
Com conclusão prevista para 2006 e orçado em cerca de um milhão de euros, o edifício vai ocupar cerca de metade do terreno, com uma área de 5 mil e 230 metros quadrados, cedido em 1998 pela Câmara da Covilhã. “Ao longo destes seis anos o processo mais tem parecido uma novela”, refere o presidente da autarquia, Carlos Pinto, para quem a nova casa da polícia antecipa problemas de crescimento da cidade e dá as condições adequadas aos agentes da polícia.

GNR no topo da Serra

O Posto Territorial da GNR das Penhas da Saúde, no âmbito do Destacamento da GNR da Covilhã, irá situar-se em plena Serra da Estrela, a 1500 metros de altitude. O ministro prometeu avançar rapidamente com o processo de construção do posto, em terrenos escolhidos pela edilidade covilhanense. A área de intervenção do novo posto abrangerá freguesias dos concelhos da Covilhã, Manteigas, Gouveia e Seia.
O novo espaço será especialmente útil para o Grupo Especial de Montanha, constituído por 12 efectivos treinados para acções em montanha, principalmente durante o Inverno, e que funciona no Destacamento da Covilhã da GNR




Bombeiros recebem apoio financeiro



O ministro Figueiredo Lopes trouxe um brinde na sua visita à Covilhã. Um apoio de 25 mil euros do Ministério da Administração Interna para aquisição de equipamento de desencarceramento pelos Bombeiros Voluntários da Covilhã. O comandante José Flávio explica que este equipamento “é importante para socorrer eventuais vítimas presas dentro de viaturas”, nomeadamente na A23.
O equipamento deverá custar 29 mil euros. Os restantes quatro mil de diferença, em relação à ajuda do Governo, deverão ser pagos pela Associação de Bombeiros da Covilhã.