O TeatrUBI levou 2 peças ao público espanhol
IX Mostra Internacional de Teatro Universitário
TeatrUBI encanta galegos

O Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior - TeatrUBI, participou pela oitava vez no certame de teatro universitário mais importante da Península Ibérica e um dos melhores a nível mundial. "D. Quixote Revisitado" e "O Essencial Invisível" receberam aplausos entusiastas do público galego.


Por Rui Pires


Presente em oito das nove edições da MITEU - Mostra Internacional de Teatro Universitário, que anualmente se realiza em Ourense, o TeatrUBI é hoje um dos poucos grupos que já não necessita de passar pelas diversas fases de selecção para estar presente neste evento. Há muito que o grupo da UBI conquistou o apreço dos ourenseanos, e já há oito anos recebem os aplausos e o carinho dos galegos.
Como vem sendo hábito, o TeatrUBI todos os anos, em Abril, ruma à Galiza, onde mostra o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo na Covilhã. Na bagagem, os actores da UBI levaram "D. Quixote Revisitado" e "O Essencial Invisível".
O primeiro baseia-se na obra "Vida do grande D. Quixote de La Mancha e
do gordo Sancho Pança", escrita no ano de 1773 por António José da Silva. A encenação esteve a cargo de Viriato Morais que durante o primeiro semestre lectivo desenvolveu com os alunos da UBI um trabalho de formação, onde foram ministradas as técnicas básicas de representação e posterior encenação. O espectáculo
subiu ao palco do Teatro Principal de Ourense no passado dia 24 de Abril, numa
sessão onde os lugares vazios se contavam pelos dedos de uma mão. No final de mais de uma hora de espectáculo, a assistência não se cansou de aplaudir. Na habitual conversa entre público e actores, os elementos do TeatrUBI ouviram rasgados elogios ao seu trabalho.
No dia seguinte, 25 de Abril, em sessão dupla, às 17h30 e às 18h00, o TeatrUBI vendou os olhos ao público para este assistir ao "Essencial Invisível". Com ambas as sessões esgotadas há mais de um mês, os orenseanos entregaram-se às palavras, às sensações e às emoções que o grupo comandado por Rita Carrilho lhes proporcionou. Durante a conversa que decorre após o final de todos os espectáculos, os elementos do TeatrUBI puderam uma vez mais constatar a estima que o grupo da UBI tem vindo a alcançar em terras galegas.
Após quatro dias intensos na Galiza, o TeatrUBI regressou a casa com a consciência de tarefa cumprida e vontade de continuar. Agora é chegada a hora de os palcos portugueses receberem o teatro que se faz na UBI.
Assim, já no próximo dia 30 de Maio, o Teatro Maria Matos em Lisboa recebe "D. Quixote Revisitado" no âmbito do FATAL 2004 - Festival Anual da Academia
de Lisboa, realizado pelo Gabinete de Actividades Culturais da Universidade de Lisboa.
Com datas por definir, estão as idas a Castelo Branco e Coimbra com "O Essencial Invisível", que brevemente será reposto na Covilhã.