Por Hélia Santos


Carlos Pinto (à esquerda) e dirigentes desportivos

A equipa feminina de Futsal do Estrela do Zêzere da Boidobra já não perde um jogo há cinco anos na Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) e está a disputar a Taça Nacional. Os excelentes resultados e o desportivismo do plantel mereceram a homenagem do presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, no passado dia 29.
Com uma média de idades que varia entre os 18 e os 20 anos, as jogadoras já conquistaram quatro campeonatos distritais. O dirigente do clube, António Manuel Pereira, acredita que "podem disputar o Campeonato Nacional se forem apoiadas e financiadas." O responsável confessa sentir muitas dificuldades: "Com as limitações que nós temos no interior não é fácil ter uma equipa a jogar ao nível de uma equipa nacional. Ainda não temos pavilhão e trabalhamos graças à ajuda de outras colectividades."
O presidente da Câmara da Covilhã mostrou-se disponível para ajudar monetariamente a colectividade da Boidobra, apesar das dificuldades económicas que a autarquia atravessa.
Carlos Pinto felicitou o êxito da equipa do Estrela do Zezêre "que prestigia e leva longe o nome da cidade da Covilhã" e salientou a importância "do intercâmbio dos jovens entre os vários concelhos."
A jogadora Rute Duarte, que integra há três anos a selecção nacional A de Futsal, recebeu uma medalha da mão do autarca como prémio pela sua internacionalização.
A equipa continua a lutar pela passagem às meias finais da Taça Nacional, e mantém a esperança de vir a ter na Boidobra um polidesportivo coberto.