Por Daniel Sousa e Silva


Carlos Pinto vê concretizada a sua ideia de colocação das sedes em concelhos mais pequenos

A Comunidade Urbana das Beiras pode ainda ser integrada pelo Fundão, que se junta à Covilhã, Belmonte, Penamacor e nove concelhos do distrito da Guarda. Quem o disse foi Carlos Pinto, no final da Assembleia Municipal, da passada sexta feira, 30.
O presidente da Câmara da Covilhã adiantou também a data para a formalização da Comunidade Urbana para o último dia de Junho.
“Tenho notícias de há poucos minutos de que o Fundão vai aderir, como nós sempre desejámos”, contou aos jornalistas o edil covilhanense. A Assembleia Municipal acabou por adiar a votação da proposta de adesão à Comunidade Urbana, porque os estatutos ainda não estão disponíveis.
A constituição da Comunidade Urbana foi decidida na sexta feira de manhã, numa reunião de autarcas realizada em Belmonte. Esta vila vai acolher a sede da Assembleia do novo organismo, enquanto Manteigas recebe a sede da Junta. “Houve alguns problemas relativos à localização das sedes, mas já estão ultrapassados”, garante Carlos Pinto, explicando: “Se não vamos para os maiores municípios, vamos para os mais pequenos”.
A Comunidade Urbana das Beiras vai juntar os municípios da Covilhã, Belmonte e Penamacor, do distrito de Castelo Branco, e nove do distrito da Guarda: Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal e Trancoso.