Fundão
Feira de Formação Vocacional leva milhares de alunos ao Multiusos

Ana Ribeiro Rodrigues
Nc / Urbi et Orbi


O pavilhão multiusos do Fundão recebe nos dias 13, 14 e 15 de Maio a segunda edição da Feira de Formação Vocacional. Uma iniciativa organizada pelo Centro de Área Educativa (CAE) de Castelo Branco que tem como objectivo divulgar os cursos disponíveis em cada estabelecimento de ensino do distrito e prestar esclarecimentos na área da formação aos visitantes que o solicitem, que se espera que venham de escolas de todo o distrito.
O evento destina-se sobretudo a alunos do 9º e 12º anos, que se preparam para fazer opções sobre as áreas a seguir, mas está aberto à comunidade em geral. Quem pensa optar pelo prosseguimento de estudos pode obter informações acerca dos possíveis caminhos a seguir. No entanto vão também estar presentes expositores que darão a conhecer as alternativas que se oferecem a vários níveis de ensino, no domínio da formação profissional. Os responsáveis pela organização pretendem ainda que a feira veicule informação relativa às necessidades do mercado de trabalho, “para que se possam estabelecer as devidas articulações”, sublinha Clara Moreira, coordenadora adjunta do CAE de Castelo Branco.
Segundo os responsáveis o certame está preparado para dar resposta ao restante público que durante os três dias passe pelo multiusos, nomeadamente a pessoas que abandonaram a escola precocemente e que podem aqui ser informadas de ofertas de formação existentes.
Para já estão previstos cerca de 60 stands, de várias escolas, unidades de ensino profissional, universidades, politécnicos e também do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). E, segundo Clara Moreira, as expectativas quanto ao número de visitantes são elevadas. Para isso contribui o facto de o pavilhão se situar no centro da cidade, e por isso ter “facilidade em atrair mais visitantes fora da comunidade escolar”.
A realização em Castelo Branco e no Fundão das finais nacionais de ginástica e basquete do Desporto Escolar nos dias 14, 15 e 16 devem também contribuir para uma maior afluência. Espera-se que participem neste acontecimento desportivo cerca de mil estudantes e por isso a entidade promotora da feira procurou fazer coincidir os dois eventos. “Se vamos ter aqui tantos alunos que mais tarde ou mais cedo vão ter de fazer essas opções, que possam desde já tomar contacto com essas novas realidades” sublinha Henrique Dias, vereador com o pelouro da educação na autarquia fundanense, parceira do CAE na organização da II Feira de Formação Vocacional.
Clara Moreira frisa que os novos currículos que há a nível do secundário são outro dos motivos para marcar presença. “É importante que os pais e alunos conheçam as alterações e saibam quais são os cursos disponíveis.
Para quem frequenta as escolas do distrito está a ser organizado um plano de visitas de estudo, de modo a que todos possam ter acesso à informação disponível na feira, que a organização espera que seja o mais interactiva possível. O IEFP vai ter ateliers dinâmicos e poderá haver stands com demonstrações práticas, como é o caso das escolas profissionais.
A feira vai ainda ser animada com jogos didácticos, de lazer, teatro e música, para que “não seja um espaço estático”. Depois de no ano passado a iniciativa ter decorrido na capital de distrito Clara Moreira justifica a escolha do Fundão este ano como uma forma de descentralizar.

 


Os visitantes tiveram uma oportunidade de conhecer o ambiente