Por Cátia Felício


Elementos da AAUBI a preparar a Cinubiteca

O que é a tomada de poder? Quem são os velhos ditadores? Para pensar quem faz a revolução e como a faz, Woody Allen assume-se como realizador, produtor e actor num filme a que dá o nome de "Bananas".
A película que Allen criou na década de 70 conta a história de Fielding, um homem que, sem saber bem como nem porquê, salva os habitantes de San Marcos das mãos dos ditadores.
A projecção da obra cinematográfica teve lugar na passada terça feira, dia 27, na Cinubiteca da UBI, inserida numa iniciativa da Associação Académica da UBI (AAUBI), que comemora os 30 anos do 25 de Abril.
Rui Dias, gestor da AAUBI, revela que o objectivo do filme é "fazer uma revisão histórica e equacionar o futuro. Só pode haver futuro se se preservar a memória", acrescenta. Através da obra cinematográfica de Allen, tal como refere Rui Dias, "pretende-se mostrar a revolução, ainda que de uma forma sarcástica".
O visionamento da película não contou, apesar dos convites feitos, com a presença de docentes. Segundo Rui Dias, os docentes convidados não puderam estar presentes e a análise de imagens caiu por terra, assim como o debate que inicialmente se pretendia realizar.
"Bananas" é uma obra que conta piadas ao mesmo tempo nos faz ouvir os passos da revolução. Retrata a vida de um homem (Fielding) que se embaraça com revistas pornográficas, e que revoluciona um povo com a "facilidade" com que se descasca uma banana.