O grupo de Coimbra cantou a despedida de muitos
estudantes da UBI
Semana Académica, a serenata
Calvário palco de fado

Muitos estudantes e também covilhanenses reuniram-se no Calvário para ouvir fado. A serenata deu início à tão esperada Semana Académica.


Por Celina Martins


Os trajes negros encheram o Largo da Capela do Calvário para assistir à actuação do grupo "Verdes Anos", convidado uma vez mais para tocar na noite da serenata.
O nome deste grupo, originário de Coimbra, vem de uma música homónima de Carlos Paredes. Vários foram os temas interpretados, entre o quais "Coimbra tem mais encanto".
Pouco a pouco, a nobreza e o encanto do momento levaram os estudantes a demonstrar mais respeito, e a permanecer em silêncio, como manda a tradição numa noite de serenata. Para os finalistas, como é o caso de Ana Castro, esta serenata tinha "um significado especial" por se tratar da última enquanto aluna. "O preto dos trajes torna o ambiente ainda mais pesado, mas é um simbolismo, um sinal de respeito pela tradição", acrescenta.
Para além dos estudantes, muitos foram os habitantes da cidade que se dirigiram ao Calvário para assistir a este evento. Trata-se, para alguns, de "uma noite muito bonita", sendo também para eles uma tradição, uma vez que assistem sempre à serenata, tanto nesta altura, como aquando da Recepção ao Caloiro.
Luís Franco, Presidente da Associação Académica da UBI, deu início a esta semana de festa. Depois de a voz lhe faltar, fez o tão esperado grito académico para saudar todos os alunos, em particular os finalistas, e assim desejar uma boa Semana Académica, cheia de boa disposição, alegria, e boa música.