As freguesias mostraram produtos característicos da região
Feira das freguesias
Milhares no Pelourinho

A primeira mostra das freguesias da Covilhã trouxe à Praça do Município milhares de visitantes. Os responsáveis pelo evento prometem novo certame.


Por Eduardo Alves


No espaço geográfico português, o concelho da Covilhã ocupa 555 quilómetros quadrados. A câmara da cidade serrana conseguiu dar a volta à cartografia e reuniu 28 freguesias na Praça do Município.
Apresentar “o que de melhor existe neste lugar” foi o objectivo primeiro do certame. A primeira Feira das Freguesias do Concelho da Covilhã "foi um êxito", confessa o vereador da autarquia covilhanense, Joaquim Matias.
O responsável pelo pelouro dos mercados e feiras promete que este evento se vai repetir "ainda este ano".
Na exposição do fim-de-semana passado, as juntas de freguesia do concelho reuniram o que de melhor as caracteriza. Desde culinária até ao artesanato, passando pelo desporto e actividades próprias de cada freguesia, os visitantes do certame puderam conhecer um pouco de tudo. A decorrer na zona central da cidade, esta mostra "conseguiu chamar
milhares de pessoas", esclarece o vereador da autarquia covilhanense. Segundo os números avançados por Joaquim Matias, "só no primeiro dia [sábado] visitaram o certame mais de 20 mil pessoas".

Ranchos, petiscos e alegria

"Apresentamos de tudo um pouco", continuam os responsáveis. A ideia de reunir uma mostra deste género "vem de há muito". O envolvimento de todos os organismos autárquicos, associações culturais, e particulares com interesse demostrado na participação do certame "foi um trabalho moroso", acrescentam os responsáveis pela organização.
Para além de uma feira "onde se dessem a conhecer as principais características de cada localidade, houve o cuidado de trazer outros eventos", diz o vereador social-democrata.
Os comes e bebes distribuídos em cada barraquinha deram uma alegria suplementar a um fim-de-semana chuvoso. Nada que conseguisse afastar os visitantes que foram brindados com ranchos folclóricos, bandas filarmónicas e grupos de bombos. A festa "animada em todos os momentos", promete ganhar segunda edição ainda este ano.