Por Daniel Sousa e Silva


Os voluntários foram elementos fundamentais para o sucesso da campanha

Leite, arroz, massas e açúcar estão à frente na lista das treze toneladas de produtos alimentares recolhidos pelo BACF da Cova da Beira no último fim-de-semana, na Cova da Beira. A campanha de recolha de alimentos decorreu nos hipermercados Modelo, Intermarché e Lidl.
Paulo Pinheiro, vice-presidente da BACF da Cova da Beira, faz um balanço “muito positivo da recolha”, porque, embora um dos hipermercados da Covilhã estivesse fechado devido a um processo de mudança de gestão, “as quantidades conseguidas foram em número bastante elevado”.
De acordo com o vice-presidente da BACF da Cova da Beira, cerca de 300 voluntários estiveram envolvidos na realização logística da acção todos os hipermercados dos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte. Os voluntários estiveram divididos por turnos e tarefas, enquanto alguns ficaram a distribuir sacos plásticos à entrada das superfícies comerciais, outros foram responsáveis pelo transporte dos alimentos até aos armazéns e houve ainda voluntários nos armazéns
”É uma iniciativa que só traz retornos benéficos, já que o investimento na sua organização é praticamente inexistente”, conclui Paulo Pinheiro.
A Conferência de São Vicente de Paulo é uma das 19 instituições que possuem um protocolo com o BACF da Cova da Beira e irá receber uma parte dos alimentos recolhidos. Os produtos serão entregues gradualmente, sendo que o convénio assinado entre o BACF e as instituições permite a distribuição mensal de comida pelos concelhos da Covilhã, Fundão, Belmonte e Penamacor.
O dirigente da associação sem fins lucrativos adiantou ainda que se “está a preparar, para um futuro muito próximo, o alargamento do protocolo de distribuição de alimentos a mais algumas instituições da região”.
A nível nacional, os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram 945,8 toneladas de géneros alimentares numa campanha considerada com uma “muito grande adesão” das pessoas, apesar do abrandamento económico. Para além da Cova da Beira, a campanha de recolha realizou-se em superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Aveiro, Coimbra, Évora, Lisboa, Porto, Setúbal, Leiria-Fátima e S. Miguel.
A próxima campanha de recolha de alimentos irá decorrer, como habitualmente, no início do próximo mês de Dezembro.