Maria do Carmo Borges quer ver Jorge Sampaio na inauguração da nova infra-estrutura
Guarda
Nova biblioteca pronta em Novembro




NC / Urbi et Orbi


Foi assinado, a 29 de Abril, o contrato-programa para a construção da futura biblioteca da Guarda, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado Adjunto da Cultura, José Amaral Lopes. O documento tem como objectivo fazer cumprir o compromisso do Ministério da Cultura e garantir um apoio de cerca de 600 mil euros - metade do investimento total de construção da infra-estrutura - através do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB).
Para além deste financiamento, a Biblioteca tem também aprovado uma candidatura ao programa transfronteiriço INTERREG. O custo total das obras ascende a cerca de dois milhões de euros, pois para além da Biblioteca engloba a recuperação do edifício que servirá de sede ao Centro de Estudos Ibéricos, assim como o arranjo dos exteriores de todo o espaço, conhecido como Quinta do Alarcão.
Apesar de a Biblioteca - que ostentará o nome de Eduardo Lourenço - registar neste momento um atraso na construção de cerca de quatro meses, a autarquia conta ver a estrutura inaugurada e pronta a funcionar no próximo dia 27 de Novembro, feriado municipal. Para a inauguração, a autarca da cidade, Maria do Carmo Borges, pretende convidar o Presidente da República, Jorge Sampaio, o ministro da Cultura, Pedro Roseta e Eduardo Lourenço, que, em Outubro de 2001 assistiram ao lançamento da primeira pedra.