A educação trouxe de novo Jorge Sampaio ao distrito de Castelo Branco
Abandono escolar
Quase cem alunos do distrito
já abandonaram o ensino básico

Na visita a Idanha-a-Nova e a Castelo Branco, no âmbito da semana da Educação, o Presidente da República ficou a saber que este ano lectivo já deixaram a escolaridade obrigatória 95 alunos. A maioria dos casos acontece com alunos de etnia cigana.


NC / Urbi et Orbi


Durante este ano no distrito já abandonaram a escola 95 alunos do ensino básico (até ao nono ano, a escolaridade mínima obrigatória) e no ano lectivo anterior esse número cifrou-se nos 155, num universo de 30 mil estudantes. Com a grande maioria isso aconteceu logo no primeiro ano de escolaridade obrigatória e as crianças tinham entre os seis e os 13 anos.
Os dados foram revelados pelo Centro de Área Educativa (CAE) de Castelo Branco, numa altura em que o presidente da república passou pela região no âmbito da segunda semana dedicada à Educação. Durante a visita, de dia 5, a Idanha-a-Nova e Castelo Branco o abandono escolar, a formação profissional e a educação ao longo da vida foram algumas das questões abordadas.
Em declarações ao jornal Público o coordenador do CAE, José Alberto, explica que a percentagem de alunos que deixam a escola é superior em escolas frequentadas por estudantes de etnia cigana. E dá como o exemplo os casos do Agrupamento Faria de Vasconcelos, que inclui a escola albicastrense Horta d`Alva e da unidade de ensino da Zebreira, em Idanha-a-Nova, onde o abandono é tão grande como no resto do CAE, que abrange também o concelho de Mação, já fora do distrito.
No agrupamento Faria de Vasconcelos, em 2002/2003, desistiram 57 alunos, dos quais 46 frequentavam o primeiro ciclo, sendo que 36 crianças nem sequer concluíram o primeiro ano. "Eles saem da escola para acompanhar os pais que durante alguns meses ficam em Castelo Branco, mas depois partem para outros trabalhos", refere o responsável pelo organismo ao mesmo diário. Aliás, é no primeiro ano do 1º ciclo que se regista o maior número de desistências: 43. Mas José Alberto adianta que a tendência é para que o abandono escolar no distrito venha a diminuir.
Durante a manhã Jorge Sampaio deslocou-se à Escola Profissional da Raia, em Castelo Branco, frequentada por 111 alunos. À tarde o presidente da república esteve na Escola Secundária Amato Lusitanoe à tarde participou num debate com alunos no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Ontem, quinta-feira, marcou presença num seminário sobre o "Programa de Educação e Formação 2010", na Escola Superior de Tecnologia do politécnico.