Os terminais da Biboiteca Central são uma opção de local de consulta
Biblioteca Científica Digital na UBI
Uma aposta na divulgação do conhecimento

A Universidade da Beira Interior aderiu ao projecto Biblioteca Científica Digital. Com esta iniciativa, alunos e professores podem aceder aos artigos de cerca de quatro mil revistas científicas internacionais, através de um portal Web.


Por Teresa Batista

   

Biblioteca Científica Digital (BCD) é um projecto nacional que tem como objectivo a transmissão de conhecimentos científicos através da rentabilização de recursos. A iniciativa custa cerca de oito milhões de euros anuais, que são partilhados entre as instituições de ensino superior que aderiram ao projecto, e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).
Na UBI, o acesso à informação das principais editoras internacionais de publicações científicas pode ser feito através do endereço http://ubi.ubi.pt/bi/biblioteca/pubonline.html. Apesar deste serviço já estar a funcionar desde o início de Março, poucos são os alunos que conhecem a iniciativa. Joana Lopes, responsável pelos serviços de documentação da Biblioteca Central da UBI, refere que "foram colocados panfletos a informar os alunos do surgimento deste projecto", no entanto a informação passou despercebida à maioria dos estudantes. Quem conhece a iniciativa salienta a sua importância na medida em que "é uma forma de adquirir novos conhecimentos que são um bom suporte para os alunos".
Através de um portal Web, estudantes e professores podem aceder aos artigos das principais revistas científicas internacionais, desde que se encontrem dentro da universidade. O acesso a todas as revistas também é permitido a investigadores portugueses que se encontrem numa universidade estrangeira, através do uso de "passwords" especiais, que permitem o acesso à Biblioteca Científica Digital fora das instituições aderentes. A limitação espacial de acesso à informação deve-se à preservação dos direitos de autor.
Aberta 24 horas por dia, a Biblioteca Científica Digital tem à disposição dos utilizadores informação que abrange as mais diversas áreas científicas: arte, medicina, ciências sociais e humanas, ciências exactas e engenharia. Os artigos encontrados podem ser descarregados na íntegra para o computador dos utilizadores, o que possibilita a sua utilização no ensino ou na investigação.
Esta iniciativa permite "a rentabilização de recursos financeiros e ao mesmo tempo possibilita uma igualdade de acesso à informação a todos os alunos das universidades do País", afirma Joana Lopes.
Os custos do projecto foram equacionados e divididos pelas entidades envolvidas no programa. A FCCN assina os contratos com as editoras e responsabiliza-se pelo pagamento de 50 por cento dos custos anuais. Às universidades que aderiram à iniciativa cabe o pagamento dos restantes custos, de acordo com o número de alunos e investigadores de cada uma das instituições.
O projecto começou com cerca de 1800 revistas cientificas e estende-se agora a cerca de quatro mil revistas que se encontram on-line. Através deste portal Web é possível aceder às publicações das editoras Elsevier, Kluwer, Wiley, Springer, IEEE e Sage.