A iniciativa teve uma assistência razoável
Debating workshops
Técnicas de debate em público

Desenvolver técnicas de discurso em público e ampliar as capacidades de debate são os principais objectivos da English Speaking Union.


Por Andreia Ferreira


A organização nasceu na América nos anos 20 e pretendia fomentar a língua inglesa. Está em Portugal há oito anos. Pedro Alves, representante da União em Portugal, esteve no Pólo IV (Ernesto Cruz) da UBI, no dia 6 de Maio, para realizar um workshop sobre uma forma específica de debate: British Parliamentary form.
Esta forma de debate surgiu do desejo de jovens estudantes de se tornarem políticos. Começaram a competir entre si e criaram um conjunto de regras. Pedro Alves explica que "não se trata de dar opinião, mas sim de estudar um assunto e tentar convencer os outros de algo".
Na forma mais básica, há duas equipas que discutem o mesmo tema apresentando argumentos e refutando os argumentos da equipa adversária. A avaliação do debate, para a escolha da equipa vencedora, passa por analisar a relevância dos argumentos e a capacidade para rebater a equipa rival.
A English Speaking Union (ESU) em Portugal trabalha, essencialmente, com escolas e universidades e o objectivo, segundo Pedro Alves, é "criar uma rede nacional de universidades a debater e a trocar impressões entre si, quer em inglês, quer em português".
Uma vez estabelecida a rede, o que a ESU pretende mesmo é que "as universidades participem nos campeonatos europeus e mundiais da modalidade", conclui Pedro Alves.

Em www.debating.net/lds encontram-se mais informações acerca da English Speaking Union.