Por Andreia Ferreira


Ana Paula Jerónimo pretende continuar as suas pesquisas nesta área

A importância das tecnologias de informação na internacionalização das pequenas e médias empresas foi o tema da dissertação apresentada por Ana Paula Jerónimo, dia 4 de Maio, na prova de mestrado em Gestão.
O júri, constituído por Luís Lourenço, professor associado da UBI, Maria Joaquina Barrulas, investigadora auxiliar do Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, e Paulo Nunes de Abreu, do Group Visiong Consulting, ouviu a licenciada defender a sua tese durante cerca de 20 minutos.
Tendo como objecto de estudo 19 empresas da área da indústria transformadora do distrito de Castelo Branco, Ana Paula Jerónimo concluiu que "a adesão às tecnologias de informação é embrionária". De uma maneira geral, as empresas "não manifestam apetência pela utilização das tecnologias de informação" e as que as possuem não conseguem explorar todas as suas potencialidades ou não têm pessoal especializado na área.
Em estudos futuros, Ana Paula Jerónimo pretende reavaliar a evolução da adesão às tecnologias de informação para "aferir a capacidade para se adaptarem às mudanças" e investigar "os motivos que levam os responsáveis pelas pequenas e médias empresas a serem pouco receptivos às tecnologias de informação".
Finda a prova de apresentação e depois de colocadas algumas questões à candidata, Luís Lourenço avaliou o seu trabalho como "uma dissertação bem estruturada, que cumpre com os requisitos de uma dissertação de mestrado".
O júri reuniu e decidiu que Ana Paula Jerónimo seria"Aprovada com a classificação de Muito Bom".