Probot





Probot






Southern Lord | 200
4








Dave Grohl deve andar nas nuvens. Depois dos Nirvana e dos Foo Fighters, e de uma prestação memorável no último trabalho dos Queens of the Stone Age, “Songs for the deaf”, o baterista da mais mítica banda de Seattle volta a surpreender com Probot. E o que é Probot? É o concretizar de um sonho de infância de qualquer amante do Heavy/Trash Metal e do Hardcore.
Grohl junta num único disco os seus ídolos de infância a cantar músicas feitas por ele para cada um em particular. Em “Probot” estão os mais consagrados nomes do metal dos anos 80. Está lá Max Cavalera (Sepultura e Soulfly), Lee Dorrian (Cathedral), Lemmy (Motörhead), King Diamond, entre outros que povoaram o imaginário dos adolescentes “guedelhudos” na Escola Secundária.
Mas Probot é mais que a soma de todas as prestações. É, acima de tudo, um grande disco de Heavy Metal. Talvez um dos melhores feitos nos últimos anos. Não só pelos nomes que lhe emprestam a voz, mas, sobretudo, pelo que de antigo recupera – qual arqueólogo tatuado – de um estilo que, entretanto, sofreu muitas alterações.
Já agora, saúda-se também o regresso de Dave Grohl à bateria. Simplesmente divinal.