Noivos de São Tiago
Jovel casal vê sonho tornado realidade

Os "Noivos de São Tiago" estão à porta. Carla e Nelson Lourenço, casados já há seis anos pelo registo civil, são um dos pares da festa. Uma cerimónia que é um sonho, sobretudo para ela, que sempre quis "vestir-me de noiva".

Andreia Reis
NC / Urbi et Orbi

Carla e Nelson Lourenço são um dos casais que fazem parte da edição deste ano da iniciativa da Câmara Municipal "Noivos de São Tiago", a realizar no próximo dia 25 de Julho, dia do padroeiro que abençoa os casais.
O jovem casal vê agora uma oportunidade "de ouro" para ver um sonho realizado: casar pela Igreja. Carla e Nelson já estão casados pelo registo civil há seis anos. Desde então vivem juntos numa casa em plena vila do Paul, mas com uma pequena companhia. Lara, que faz três anos em Junho, é a alegria da casa e é o primeiro rebento daquele casal. Na verdade, para Carla e Nelson, era um desejo realizado se Lara pudesse ser a menina das alianças dos pais. Um pormenor que, como esperam, com certeza vai ser ajustado.
Em conversa com o NC o simpático casal conta que quase não se candidatavam a esta iniciativa. Isto porque ambos pensavam que só poderiam concorrer os residentes na Covilhã. Foi quando "as colegas" de Carla elucidaram-na que, de facto, não era assim. "Eu estava a tirar um curso e soube pelas minhas colegas que as pessoas que também habitassem na zona pertencente à Covilhã, também podiam concorrer", relata Carla. Foi então, confessa, "que decidi candidatar-me e tentar a minha sorte ,apesar de estar convencida de que iria ser difícil porque não sabia o número total de inscrições". Como sempre fora um sonho de Carla, a noiva mostra o seu entusiasmo só de pensar que podia entra na Igreja vestida de noiva. "Eu nem queria acreditar, achei uma óptima ideia porque já estávamos casados e sempre sonhei vestir-me de noiva", admite. Mas a felicidade de Carla tornou-se mais evidente quando a informaram, aquando da candidatura, de que "normalmente até havia poucas inscrições e que não necessário excluir ninguém", revela. "Fiquei logo contente e foi quando pensei que poderia realmente ser uma noiva de São Tiago", enfatiza, feliz, Carla.
Carla e Nelson asseguram que já têm tudo preparado para o grande dia. "Já telefonámos para a família, está tudo tratado, mas ainda há algumas dúvidas para esclarecer", afirma o noivo. Uma delas é saber até que idade é que as crianças ocupam um lugar , já que podem levar cerca de 30 pessoas.
A dois meses e meio do casamento, o casal confessa estar ansioso e não pensar noutra coisa, se não na cerimónia. "Só se casa uma vez na Igreja e um convívio destes não acontece todos os dias", lembra Carla. E o facto de se casarem com outros casais não os inomoda mesmo nada.
A cerimónia religiosa tem lugar na Igreja de São Francisaco no Jardim Público.
Como Carlos PInto, presidente da autarqui local, já o tinha afirmado, " o cortejo nupcial tem saída marcada para os Paços do Concelho em direcção à Rua Direita, com final no Jardim Público".

Há seis anos foi "casar e vir embora"

Segundo Nelson, só falta mesmo a cerimónia religiosa, uma vez que, há seis anos atrás "foi só casar e vir embora". "Nem um jantar fizemos na altura e vamos aproveitar esta oportunidade também para reunir os pais, a família e os meus irmãos que estão todos no estrangeiro", sublinha o noivo.
Apesar do sonho ter sido deixado para trás, este nunca foi esquecido ou posto de parte. "Há seis anos atrás, não fizemos nada por que estávamos mais interessados em casarmo-nos, em tentar arranjar a nossa casa e as nossas coisas", esclarece. Depois, continua, "compramos um carro e tivemos a nossa filha e como não somos ricos, porque não aproveitar esta oportunidade que dão para as pessoas se poderem casar?", questiona Nelson.
De facto, a questão económica foi a principal influência que levou Carla e Nelson a candidatarem-se à quarta edição dos "Noivos de São Tiago".
"Comprámos a nossa casa e estámos a pagá-la, os ordenados são baixos, a Lara está na ama e daqui a um mês estou desempregada", declara, triste, a noiva. Carla já tirou um curso de operadora de máquinas de fiacção no CILAN. Neste momento está a acabar o curso de chefes de linha, confecção, mas tudo indica que vá ficar novamente sem trabalho. "Não tenho emprego certo e à partida vou ficar outra vez em casa", lamenta. "Está difícil aceitarem pessoas e tudo o que temos até agora é com muito sacrifício", declara. E como "o casamento ainda acarreta muitas despesas", diz, "esta oportunidade não nos pode fugir porque não temos custos nenhuns".
Actualmente, Nelson, 30 anos, é merceneiro. Carla, 27, espera conseguir arranjar emprego o quanto antes.


 


Os visitantes tiveram uma oportunidade de conhecer o ambiente