Liga de Honra
Vitória na despedida

Apesar de a descida já estar decidida há várias jornadas, o Covilhã consegue arranjar força para uma ponta final cheia de dignidade. Os leões despedem-se com uma vitória folgada na Vila das Aves e regressam à II B de cabeça erguida .

NC / Urbi et Orbi


O Covilhã alcançou uma inesperada e expressiva vitória na Vila das Aves.

O Covilhã despede-se da melhor forma da Liga de Honra. Apesar de condenados desde a jornada 29, os leões nunca baixaram os braços e terminam o campeonato com duas vitórias consecutivas. Seis pontos que permitem ao clube ultrapassar o União da Madeira e terminar numa mais “honrosa” penúltima posição. Depois de ter vencido o Maia no Santos Pinto no domingo anterior, os pupilos de João Cavaleiro foram surpreender a Vila das Aves com uma vitória folgada por 3-0.
Numa partida que pouco ficou a dever ao espectáculo foram sempre os covilhanenses quem tomou a iniciativa. Cavaleiro abdicou do habitual 4x3x3 em favor de um 4x4x2 com Hermes e Oséias encarregados de concluir as jogadas ofensivas. No meio campo a novidade foi a aposta no jovem Nuno Coelho, ao lado de Bruno Caires, Ankyofna e Rui Andrade. E foi mesmo no sector intermédio que o Covilhã ganhou o jogo. Os centro-campistas covilhanenses dominaram a zona e deram pouca margem de manobra aos avenses. Depois, valeu também o acerto da dupla atacante em tarde verdadeiramente inspirada.
A vitória serrana começou a ser desenhada à passagem da meia hora. Aos 28 minutos, Hermes, descaído pela direita e a cerca de 30 metros da baliza, atira forte e em arco e bate César pela primeira vez. Três minutos depois, e sem dar tempo ao conjunto local para se recompor, Oséias, de livre, alarga a vantagem dos forasteiros para 0-2. O Aves ainda esboçou uma reacção, mas raramente conseguia ultrapassar a defensiva verde-e-branca, e quando esta baqueava, Celso impunha-se autoritário entre os postes.
Na segunda metade a história repetia-se. O Covilhã dominava a toda a linha apesar de não fazer uma exibição de encher o olho, e controlava completamente a equipa de José Gomes que, ainda assim, conseguiu desperdiçar um par de boas oportunidades para marcar. Aos 60 minutos, porém, o Covilhã sentencia a partida. Oséias, de novo na marcação de um livre directo, coloca a bola fora do alcance de César e estabelece o resultado final.
O Covilhã não podia desejar melhor desfecho no adeus à Liga de Honra, e João Cavaleiro não podia estar mais satisfeito no adeus ao Covilhã. O treinador dos “leões da Serra” nas últimas três épocas está de saída e tinha prometido um final de época com “profissionalismo e dedicação”. Missão cumprida.