Luís Silva falou dos futuros comboios da Península Ibérica
Aula aberta
Possibilitar novos voos

O Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior convidou um administrador da REFER para falar sobre a futura rede ferroviária de alta velocidade ibérica.


Por Daniel Sousa e Silva


Luís Silva, administrador da Rede Ferroviária Nacional (REFER), foi o convidado a dar uma aula aberta aos alunos de Engenharia Aeronáutica e “a todos os que quisessem assistir”, referiu Jorge Reis Silva, docente da disciplina de Gestão de Transporte Aéreo, onde se inseriu a aula de ontem, segunda feira. O docente da UBI acredita que este tipo de iniciativa tem “muitas vantagens para os alunos e professores da instituição”, já que “é uma oportunidade de combater a interioridade a que estamos sujeitos”, acrescentou.
“Acho que consegui criar um ambiente informal para que fosse possível dialogar quando houvesse dúvidas”, contou satisfeito Luís Silva.
O principal tópico da aula aberta foi a criação da rede de alta velocidade ibérica. Luís Silva apresentou os futuros traçados do TGV, e mostrou a possibilidade de ligação de Lisboa, Porto ou Faro à capital espanhola, Madrid, em apenas 3 horas. O administrador da REFER realçou o facto de “os novos traçados servirem de apoio aos aeroportos internacionais de Lisboa e Porto”. O percurso previsto passará pela zona da Ota, embora ainda não haja uma decisão governamental sobre se será nesse local o próximo aeroporto internacional.
De acordo com Luís Silva, o projecto de criação da rede ferroviária de alta velocidade no País é “um passo estruturante para a economia nacional, uma vez que o seu empreendimento poderá ter o peso de cerca de 1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) português”. A sua concepção poderá contribuir para a criação de 92 mil postos de trabalho e “terá uma influência decisiva para o futuro turístico, empresarial e cultural de Portugal”, concluiu.
A propósito deste projecto, falou-se do estabelecimento de uma parceria entre o Departamento de Ciências Aeroespaciais da UBI e a REFER. A investigação na área da segurança, nomeadamente a nível da aerodinâmica, foi sugerida por Jorge Reis Silva. A resposta de Luís Silva foi de encorajamento da ideia. “Já possuímos protocolos com outras instituições de ensino superior, como a Universidade Católica e o Instituto Superior Técnico, por isso encaro com bons olhos uma cooperação com a UBI”, disse.
Questionado sobre a hipótese de contratação de jovens licenciados da UBI pela REFER, Luís Silva lembrou que a empresa está numa “fase de reestruturação dos quadros”, sendo possível a integração na empresa de “todos os que tiverem a capacidade de se adaptar a um projecto ambicioso e empreendedor”.
Para as 9 horas de hoje, está marcada mais uma aula aberta, desta vez com a presença de um controlador de tráfego aéreo de Lisboa.