Apareceram bastante interessados em participar na inicitiva
Debates medievais no século XXI
Nasceu o Clube de Debates da UBI

A Universidade da Beira Interior (UBI) já tem um clube de debates para todos aqueles que gostam de expor argumentos e contra-argumentos.


Por João Simão


Três pessoas de um lado, outras três do outro, dois minutos para cada intervenção. É este o cenário a que se pode assistir no mais novo clube da UBI, criado na passada quarta-feira, dia 12. O Clube de Debates da UBI (CD-UBI), o nome promete mudar, nasceu para ajudar os alunos, professores e funcionários "a saberem expor as suas ideias, de forma clara, organizada, e a defende-las com argumentos sólidos, mediante o exercício e a prática de debates" explica António Fidalgo, autor da ideia.
Todas as quartas feiras, depois das 17h30, os membros do clube reúnem-se para treinar as técnicas de debate e esgrimir argumentos.
Na primeira reunião foi escolhida uma direcção para criar um web site, definir as regras de debate e os estatutos. "Além dos exercícios, deverão haver debates públicos, de preferência entre departamentos, para promover a cultura de debate", sustenta António Fidalgo.
Os debates, desde a criação das universidades na Idade Média, tiveram um papel crucial na formação académica. Os universitários faziam torneios de debates, as Questiones Disputatae, que podiam versar também sobre temas de escolha livre, as chamadas Quodlibetales. O CD-UBI pretende assim recuperar essa tradição e enraizar na comunidade académica da UBI, em pleno século XXI, esta tradição.
O clube é aberto a todos, "qualquer pessoa pode pertencer desde que queira. Trata-se de um clube informal", refere o docente. Quem quiser ser membro apenas terá que aparecer numa das reuniões do clube todas as quartas-feiras, depois da cinco e meia da tarde, numa das salas da parada.
Está já agendado para dia 27 de Maio um debate entre duas equipas, uma do Departamento de Comunicação e Artes e outra do Departamento de Letras. O debate terá lugar na sala 7.21 no pólo IV, pelas 17h.