Por Daniel Sousa e Silva


Maria José Silva (ao centro) junto ao júri da sua prova

”Capacidade Inovadora Empresarial: estudo dos factores impulsionadores e limitadores na empresas industriais portuguesas” é o nome da tese de doutoramento em gestão defendida por Maria José Silva, no passado dia 3 de Maio.
A docente da Universidade da Beira Interior (UBI) estudou 819 empresas industriais portuguesas de todo o território nacional com o objectivo de compreender os principais factores que influenciam a capacidade de inovação do tecido empresarial nacional.
Uma conclusão interessante a que Maria José da Silva chegou foi que “as empresas com relacionamentos com universidades têm maiores estímulos aos avanços tecnológicos do que aquelas que escolhem ligar-se preferencialmente a empresas privadas de consultadoria em investigação”. Nestas últimas, a docente da UBI considera “apenas se fazem pequenas inovações”.
“As empresas com maior capacidade tecnológica, bem com as de maiores dimensões têm maior propensão para inovar”, destaca Maria José Silva, acrescentando que “as pequenas e médias empresas devem ligar-se em parcerias para terem as mesmas oportunidades”. Empresas ligadas à produção têxtil e a indústria dos calçado são exemplos dados por Maria José Silva com maiores níveis de inovação. “Este tipo de empresas aposta muito na marca, inovação tecnológica e imagem”, precisa.
Os dados foram obtidos através do 2º Inquérito Comunitário à Inovação (Community Innovation Survey II), sendo o organismo responsável pela recolha e processamento destes dados o Observatório da Ciência e do Ensino Superior. A entidade responsável pela validação dos dados é o EUROSTAT. A maior dificuldade que a docente da UBI encontrou ao longo dos 3 anos que demorou a concluir a sua tese foi a obtenção de dados estatísticos.
Os avaliadores de Maria José Silva entenderam aprovar a sua tese de doutoramento por unanimidade.
Os arguentes da prova foram Manuel Fernando Cília de Mira Godinho, professor associado do Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa, e Zélia Maria da Silva Serrasqueiro, professora auxiliar da UBI. Os restantes membros do júri foram Juan Jimenez Moreno, professor catedrático da Universidad de Castilla-la Mancha, Ricardo Hernández Mogollón, professor catedrático da Universidad de La Extremadura, Mário Lino Barata Raposo, professor catedrático da UBI, Mario José Baptista Franco, professor auxiliar da UBI, e Maria Eugénia Ferrão Barbosa, professora auxiliar da UBI.

Para mais informações sobre os dados secundários consultar http://www.oces.mces.pt.