Por Hélia Santos


A Cinubiteca é a sala de cinema da UBI

"Porque os filmes de todo o mundo são a pátria do cinema", a Cinubiteca exibe um ciclo de cinema dedicado a películas oriundas de diferentes países.
O filme "Europa" foi o seleccionado por Frederico Lopes, docente da licenciatura em Cinema da UBI, para abrir o ciclo "Pátria do Cinema". Na perspectiva do docente, "é um dos filmes mais virtuosos de Lars Von Trier. Um filme político de sucesso que interpela directamente o espectador levando-o a identificar-se com o protagonista da história".
Realizado em 1991, "Europa" conta a história de Leo (Jean-Marc Barr), um jovem americano de ascendência germânica, que vai para a Alemanha para conhecer o seu país de origem e trabalhar na sua reconstrução, após a Segunda Guerra Mundial. O jovem revisor estagiário nos caminhos de ferro apaixona-se por Katrina (Barbara Sukowa), filha do director da companhia. Através das imagens a preto e branco e de um jogo de justaposições visuais, o espectador participa na história do revisor de carruagem-cama que se envolve nas teias de uma conspiração de ex-nazis.
Na passada quarta-feira, dia 12, foram muitos os alunos da UBI que se deixaram hipnotizar por Lars Von Trier, viajaram pela Europa e conheceram os traumas da guerra.