Carlos Silva aplicou o seu modelo de gestão a uma empresa de Torres Novas
Mestrado em Engenharia de Sistemas de Controlo e Manutenção Industrial
Desenvolver novos métodos para melhor competir

Estudar um novo modelo de manutenção para ser aplicado a uma empresa de processamento de utilidade de carnes foi o principal objectivo da tese de mestrado de Carlos Silva.


Por Teresa Batista


"A Função Manutenção na Empresa Industrial - Aplicação a um Caso Concreto de uma Unidade Fabril" é o título da dissertação de Carlos Manuel Inácio da Silva, defendida na passada segunda feira, 17. Licenciado em Engenharia Electromecânica, em 1996, pela Universidade da Beira Interior (UBI), Carlos Silva desenvolveu um estudo científico na área da manutenção para aplicar na empresa onde é director de manutenção. O júri da prova atribuiu, por unanimidade, a classificação de Muito Bom ao trabalho apresentado pelo candidato.
O estudo desenvolvido por Carlos Silva foi aplicado à empresa TONOVA, em Torres Novas, e "o novo método já está a ser utilizado na unidade fabril", refere o agora mestre. "Gerir o tempo entre a empresa e a universidade, e a existência de algumas inércias no terreno relativamente à imposição destes novos modelos de manutenção", foram as principais dificuldades que Carlos Silva encontrou na realização do seu trabalho. A UBI foi o local escolhido pelo engenheiro para apresentar a sua tese de mestrado porque para além de ser a Universidade que tem mestrados nesta área, Carlos Silva afirma que já tem "familiaridade com a instituição", uma vez que aqui ingressou em 1990, onde se licenciou em Engenharia Electromecânica.
Depois do mestrado concluído, Carlos Silva recebeu a proposta, por parte do seu orientador, Carlos Manuel Pereira Cabrita, para prosseguir o seu trabalho tendo em vista o doutoramento.
O júri da prova foi constituído por Carlos Manuel Pereira Cabrita, professor catedrático da UBI, Luís António Nunes Lourenço, professor associado da UBI, João Carlos de Oliveira Matias, professor auxiliar da UBI, sendo arguente Carlos Manuel do Amaral Alegria, professor auxiliar do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.