Por Celina Martins


Os participantes puderam aprender um pouco dos processos de realização

A ideia do workshop de realização surgiu com o Festival de Cinema da Covilhã e teve como objectivo dar aos alunos participantes uma componente mais prática na vertente de realização. Ao longo deste projecto, que decorreu entre os dias 10 e 16 deste mês, todos escreveram uma história. Do conjunto apenas uma foi seleccionada, sendo depois trabalhada a vários níveis, desde o argumento ao guião, para depois ser realizada. Os participantes foram assim distribuídos em diversas funções. Enquanto alguns cuidaram do som, outros trataram dos adereços e maquilhagem, das filmagens ou da montagem. A ideia final é a realização de uma curta-metragem, na qual todos participam.
José Nascimento é quem está a orientar e a dar formação aos alunos. Começou a trabalhar como realizador em 1974 e já participou em vários projectos, como filmes, séries para televisão, telefilmes, entre outras actividades que marcam o seu percurso.
O objectivo deste workshop vai de encontro "à formação dos alunos", explica José Nascimento. Uma vez que o projecto conta com a participação de alunos do curso de Cinema da universidade, a ideia é "deixar a teoria para as aulas e aproveitar estes dias para estabelecer uma relação de trabalho em que é preciso saber o que é necessário fazer para se realizar um filme", acrescenta.
Este workshop pretende despertar um maior interesse pelo cinema e motivar os alunos para a realização de uma curta-metragem. Hugo Moreira é um dos jovens que faz parte da iniciativa e espera receber "uma componente mais prática", pois pretende "ficar a saber como se faz um filme, e tudo aquilo que é preciso ter em conta, desde a ideia à realização da mesma".