Por Daniel Sousa e Silva


Os documentos foram assinados nos Paços do Concelho

Instalada em Castelo Branco há 16 anos, a Associação Empresarial da Região de Castelo Branco (Nercab) vai alargar a sua influência ao norte do distrito com a construção do Centro de Formação Empresarial da Covilhã. O acordo foi assinado na quarta-feira,19, entre a Câmara da Covilhã e a Nercab com a escritura de compra e venda de três lotes de terreno do Parque Industrial do Tortosendo (PIT) com uma área superior a 16 mil metros quadrados (um euro por metro quadrado).
Na mesma altura foi assinado o contrato de adjudicação da empreitada à empresa Camilo de Amorim – Construções Civis, Lda que deverá ter o edifício pronto dentro de um ano.
João Fernandes, presidente do Nercab, revelou que será feito um investimento de 2 milhões e 500 mil euros para se levar adiante “um projecto praticamente idêntico ao existente em Castelo Branco”.
O futuro Centro de Formação Empresarial da Covilhã terá, de acordo com João Fernandes, “uma função incubadora e de auditoria”, sendo certo que “uma das apostas de formação será na área do turismo”. Aquele responsável garantiu ainda a continuidade de “cursos de canalizadores, electricistas ou desenhadores, possibilitando às empresas encontrar, desta forma, mão-de-obra qualificada”.
A estrutura tem como fonte principal de financiamento o III Quadro Comunitário de Apoio e será, em conjunto com a localizada em Castelo Branco, a principal fonte de rendimentos do Nercab nos próximos anos, “porque os apoios comunitários que recebemos vão diminuir drasticamente”, explica João Fernandes.

Restam menos de 20 lotes no PIT

“O PIT está já quase sem espaços livres, sobram apenas 18 ou 19 lotes”. A declaração é de Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, para quem “os edifícios vão ser construídos numa área onde se espera que se desenvolva o tecido empresarial e que responde a todos os requisitos pedidos a nível europeu”. “Vale tudo para continuar a promoção do concelho”, salienta o autarca, evidenciando que “o esforço que a Câmara da Covilhã faz do ponto de vista patrimonial faz parte da linha de acção da autarquia”. O edil covilhanense adiantou ainda a estratégia de se “estabelecer nesse espaço outras estruturas, como restaurantes e até unidades hoteleiras”.
No entender de Carlos Pinto, a experiência do Nercab, na sua capacidade de apoio às empresas e na formação, será benéfica para o concelho da Covilhã. “Sabemos que até agora, o Nercab era mais visível no Sul do distrito, mas a partir de agora essa tendência vai desaparecer”, conclui.