Novo deputado da Covilhã
Pimentel cria Gabinete do Eleitor

No dia em que assumiu as funções de deputado na Assembleia da República na bancada do PSD, em substituição de Ribeiro Cristóvão, o advogado criou um espaço para ouvir "as preocupações" dos cidadãos.


Ana Ribeiro Rodrigues
NC / Urbi et Orbi


Francisco Pimentel assumiu, no dia 19, o cargo de deputado na Assembleia da República. No mesmo dia inaugurou na Covilhã o Gabinete do Eleitor, um espaço criado para ouvir o que os cidadãos têm para lhe dizer e que, diz, é o cumprimento de uma promessa eleitoral.
Depois da saída de Maria Elisa Domingues e com a suspensão de mandato pedida por Ribeiro Cristóvão para acompanhar o Euro 2004, o advogado covilhanense será o próximo deputado eleito pelo círculo de Castelo Branco a sentar-se na bancada parlamentar do PSD.
Francisco Pimentel ainda não sabe quanto tempo se vai manter em funções, mas sublinha que o gabinete vai funcionar enquanto for deputado, "dure o tempo que durar". Para o social-democrata, neste espaço, que vai funcionar diariamente entre as 10h e as 17h na sede do partido, "os eleitores têm a possibilidade de discutir com o seu deputado as suas preocupações, dar-lhe orientações, criticar ou elogiar". E entende que é também uma forma de fazer sentir às pessoas "que têm um poder capaz de as ouvir".
O novo deputado frisa ainda que esta é uma forma de manter a ligação entre eleitos e eleitores, "para que se reconheça que o trabalho feito pelos políticos tem razão de ser". Francisco Pimentel salinta também que ao criar o Gabinete do Eleitor está a contribuir para uma causa que o tem movido, "a causa da cidadania, ajudar as pessoas a afirmarem-se como cidadãos". Os interessados podem dirigir-se ao rés-do-chão do edifício e marcar uma hora para serem atendidos pelo deputado.
Na inauguração do espaço, onde compareceram algumas figuras das concelhias da Covilhã e do Fundão, entre as quais Manuel Frexes, presidente da autarquia fundanense, Pimentel aproveitou a ocasião para lançar algumas farpas ao socialista José Sócrates. "Eu vivo cá e continuarei a estar sempre cá quando não estiver no parlamento. O deputado José Sócrates vem na altura das eleições falar da grande dedicação à Covilhã", critica. Francisco Pimentel disse ainda que parece que José Sócrates "está desaparecido em combate", um combate que, realça, é "pelos seus interesses pessoais".
Na opinião de Alçada Rosa, presidente da concelhia da Covilhã, esta iniciativa "é uma forma de valorizar o papel do deputado e da democracia representativa".