José Manuel Alves
NC / Urbi et Orbi


Milhares de jovens estiveram na festa de desporto que se realizou em Castelo Branco

O ministro da Educação, David Justino, afirma que o desporto escolar, em Portugal, está bem e vai continuar nos próximos anos. O responsável esteve na cidade no passado fim-de-semana, no qual dois mil e quinhentos jovens estiveram presentes em Castelo Branco, Fundão e Idanha-a-Nova, para as finais do Desporto Escolar.
A cerimónia de abertura teve lugar na sexta-feira, 14, na Praça do Município, após a
chegada do Combóio do Desporto Escolar à estação albicastrense, transportando cerca de um milhar de participantes que encheram a Avenida Nuno Álvares.
O ministro da Educação, David Justino, salienta-se satisfeito pela "aposta feita no Desporto Escolar. Isto vai ter seguimento, dado o elevado número de jovens que aqui reunimos, não contando com os outros milhares que se enconram espalhado pelo País. Esta manifestação dará certamente alento para que no próximo ano tudo seja ainda melhor."David Justino diz que na área de formação "este é um desporto muito importante para os jovens. porque é aqui que se aprende o princípio do fair-play, tornando-se competitivos e disciplinados, e sobretudo é nesta vertente que o jovem aprende a saber o que é a solidariedade que é o mais importante".
Relativamente à realização destes jogos no Interior, o governante
frisa que "é bastante meritório a realização deste evento nesta região, por
se tratarem de zonas mais desfavorecidas" e que o apoio recebido pelas autarquias e entidades, "só revela que também aqui o Interior deu um sentido de empenho, dedicação e sucesso".
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão considera este evento "um grande acontecimento desportivo que valoriza estas terras, porque demonstram que temos capacidade e organização para a realização deste eventos". E diz que esta é sobretudo uma prova de que o Interior "já está ao nível em todos os aspectos em relação a outros grandes centros, com a vantagem de termos espaço para a realização destas iniciativas".
O coordenador do Centro da Área Educativa, José Alberto Duarte, considera que esta manifestação escolar "vai ficar para sempre na história do distrito".De referir que, em termos classificativos, nenhuma escola do distrito ganhou as competições nacionais, sendo que a Frei Heitor Pinto foi uma das melhores, pois conseguiu o quarto lugar em pares masculinos de ginástica aeróbica.