Marisa de Almeida obteve a classificação de Muito Bom
Mestrado em Engenharia Civil
Tese apresenta solução para estradas com baixo tráfego

Utilizar resíduos das Minas da Panasqueira em substituição dos agregados naturais e em prol do ambiente foi o tema da tese apresentada por Marisa de Almeida.


Por Marta Nogueira


"Pavimentos rodoviários de baixo consumo com emulsões betuminosas e resíduos das Minas da Panasqueira" é o título da tese de mestrado apresentada na passada segunda-feira, dia 24, por Marisa de Almeida, docente na área de Engenharia Civil e Arquitectura na UBI.
Muito Bom foi a nota atribuída à tese apresentada, cuja arguente foi Maria de Lurdes Antunes, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Marisa de Almeida explica que a sua tese defende "a substituição de misturas betuminosas para pavimentar estradas municipais e caminhos rurais com baixo tráfego, substituindo os agregados naturais que normalmente se utilizam no concelho da Covilhã, britas graníticas, por resíduos provenientes das Minas da Panasqueira." O objectivo é fazer uma mistura de baixo custo contribuindo de alguma forma para diminuir o impacto ambiental provocado pelos inúmeros materiais existentes naquelas minas.
A nova mestre concluiu que "os resíduos da Panasqueira apresentaram condições físicas e mecânicas muito semelhantes às britas graníticas, pelo que devem ser utilizados".
O júri da prova, constituído por João Paulo Castro Gomes, docente da UBI e orientador da mestranda, Luís Pereira de Oliveira, docente da UBI e Barroso Aguiar, professor associado da Universidade do Minho, considerou a tese bastante boa, principalmente pela preocupação ambiental que acarreta.