João Caetano apresentou as potencialidades energéticas de algumas plantas
Mestrado em Engenharia de Sistemas de Controlo e Manutenção Industrial
Plantas são fonte de energia

João Paulo Turégano Caetano estudou a possibilidade de transformar cana comum em energia.


Por Hélia Santos


Uma das preocupações da actualidade é procurar novas fontes de energia menos poluentes, mais seguras e, sobretudo, renováveis. "Estudo de aproveitamento energético da biomassa: Pirólise do Arundo Donax", a tese de mestrado de João Paulo Turégano Caetano, tem por objectivo transformar o Arundo Donax, conhecido na linguagem corrente por cana, em energia.
A cana apresenta um elevado potencial para a cultura energética e o processo termoquímico, denominado pirólise, tem a vantagem de não contaminar o ambiente e criar novos posto de trabalho. O Arundo Donax é um produto biológico cujo dióxido de carbono, libertado na sua conversão em energia, entra no ciclo normal. "Existe uma central piloto na Catalunha que está a dar bons resultados. Pode não ser muito rentável, economicamente, mas ganha-se na parte ambiental, pois é uma forma de aproveitar resíduos", defende João Paulo Caetano.
O júri da prova, composto pelo professor catedrático da UBI, Carlos Manuel Pereira Cabrita, pelo professor titular da Universidade da Estremadura, Juan Felix González, pelo professor associado da UBI, Luís Carlos Camilo Gonçalves e por Alexandre Borges Miranda, professor auxiliar convidado, aprovou o mestre com a classificação de Muito Bom. A tese apresentada, na passada quinta-feira dia 20, pode ser aplicada na prática e João Paulo Caetano assegura que "está em projecto uma central de gaseificação do Arundo Donax".