Por Hélia Santos


Um dos espectáculos

Com a finalidade de promover o Conservatório de Música da Covilhã, a música e em particular a música clássica, o átrio principal do Teatro-Cine serviu de palco ao ciclo de Cafés Concerto. Vários intérpretes transportaram e tocaram os seus instrumentos musicais, levando miúdos e graúdos a ouvir e descobrir sonoridades até então pouco conhecidas. O horário da tarde foi dedicado aos mais novos com um repertório atractivo e animado. Entre brincadeiras e risadas, os alunos das escolas da Covilhã assistiram a uma aula de musica clássica e conheceram instrumentos como o piano, a guitarra, o violino, o saxofone, o violoncelo e o clarinete. O Conservatório de Música da Covilhã seleccionou, também, um conjunto de temas mais apropriado para os adultos que, antes da sessão de cinema, puderam beber um café ao som dos clássicos.
Paula Caixeiro, directora pedagógica do Conservatório de Música da Covilhã, acredita que "as crianças estão muitas vezes mais preparadas que os adultos para ouvir música clássica. Os adultos têm anos de hábitos musicais e, quando contactam com sons novos ou diferentes, estranham mais."
A iniciativa decorreu entre os dias 24 a 29 de Maio e teve um balanço positivo, ao nível da quantidade de espectadores e da qualidade dos intérpretes. Paula Caixeiro, professora de coro e canto no Conservatório, afirma que "a música é uma linguagem universal e uma forma de comunicar" passível de ser ensinada a pessoas de todas as idades.