Joaquim Matias (à esquerda) está confiante no sucesso da iniciativa
Desporto juvenil
Mini-Olimpíadas na Covilhã

Os jovens covilhanenses entre os 9 e os 14 anos vão ter um Dia Mundial da Criança diferente. O dia 1 de Junho vai servir para os mais novos da cidade sentirem um pouco do espírito olímpico, com a realização das Mini-Olimpíadas “Cidade da Covilhã”.


Por Cátia Felício


O Complexo Desportivo da Covilhã acolhe no dia 1 de Junho as Mini-Olimpíadas
”Cidade da Covilhã”. Das 2300 crianças que vão estar presentes, 1100 alunos competem em corridas de velocidade, resistência, saltos em altura e comprimento e lançamentos do peso e da bola. As crianças podem desfrutar de actividades desportivas da parte da manhã e de jogos tradicionais durante a tarde. O evento a realizar-se no Dia Mundial da Criança está a cargo da Câmara Municipal da Covilhã (CMC), em conjunto com os agrupamentos das escolas Pêro da Covilhã e a Lã e a Neve. A iniciativa conta também com a participação de pais, professores e funcionários.
As Mini-Olimpíadas estão orçadas em cerca de 20 mil euros, suportados pela CMC. Se for bem sucedida, "a estratégia será repensada e repetir-se-á no próximo ano", garante Joaquim Matias, vereador da CMC, em conferência de imprensa de apresentação do evento.
O acontecimento tem início às 9h15, com o acender da tocha olímpica. Às 9h30 tem lugar o Sarau Gímnico e, mais tarde, o desfile de atletas, de diversas modalidades desportivas, que transportam bandeira, chama e juramento olímpicos. De seguida, é cantado o Hino Nacional e às 10h20 têm início as provas desportivas.
Os melhores atletas recebem medalhas de ouro, prata e bronze. O dia prossegue com a participação do Grupo Cinotécnico do Corpo de Intervenção da PSP, às 14h30, e com a actuação do Clube da Música (composto por professores de Educação Musical e alguns alunos), às 15h30.
O certame termina às 16h, com o encerramento dos jogos. Todos os alunos têm direito a certificado de participação.
Prevê-se que em 2005 as Mini-Olimpíadas se destinem não só a crianças, mas também a idosos