Nuno Costa foi o candidato mais votado
Eleições para a AAUBI
Lista C ganha primeira volta

Na corrida à presidência, a Lista C ganhou a dianteira por uma diferença mínima da Lista R. Na próxima quinta-feira, as duas listas irão à segunda volta que será decisiva.


Por Marta Nogueira


Os alunos da UBI elegeram na passada quinta-feira, 27, os seus representantes para os órgãos sociais da Associação Académica da UBI. Nestas eleições votaram 1292 alunos nas cinco urnas espalhadas pelos vários pólos da UBI.
A Lista C ganhou com 506 votos para a mesa da AGA, 527 para a direcção e 530 para o conselho fiscal. Com uma diferença mínima, a Lista R obteve 459 votos para a mesa da AGA, 471 para a direcção e 457 para o conselho fiscal. Um pouco mais atrás, a Lista U conseguiu 271 votos para a mesa da AGA, 243 para a direcção e 244 para o conselho fiscal. No total, os votos em branco foram 130 e os nulos 38.
Para Nuno Costa, presidente da Lista C, a mensagem foi transmitida. "O importante é que a Academia ficou alertada para a renovação. Estamos aqui para lutar", sustenta. Quanto aos resultados, Nuno Costa afirma que ainda é cedo para ter a vitória como certa. "Não gosto de atirar os foguetes antes da festa. Vamos esperar por quinta-feira, pois não se sabe para quem vão os votos da Lista U", acrescenta Nuno.
Carlos Ribeiro lidera a Lista R e mostrou-se surpreendido com os resultados. "Tendo a Lista C um programa tão pobre em termos de conteúdo, nunca pensei que os resultados fossem estes." Para o presidente desta lista, "a mensagem não foi completamente compreendida. Há boatos com que nós nos defrontamos", desabafa. Para a segunda volta, a Lista R promete trabalhar mais e apostar "noutros pontos que estão no programa, que são positivos e melhores que os da Lista C". Confiante na recuperação, Carlos Ribeiro alerta os ubianos para que "votem conscientemente como votaram hoje."
"Não é como uma derrota que encaramos estes resultados", afirma Rui Mota, cabeça da Lista U, sublinhando que o importante é manter activo aquilo que a Lista U construiu. Questionado acerca da lista que a Lista U irá apoiar, Rui Mota disse que os seus membros ainda se irão reunir para decidir. Dado que a vitória da Lista C não superou os 50 por cento dos votantes, as eleições terão uma segunda volta, na próxima quinta-feira, dia 3. Para já, pois, nada está ainda decidido.